Na última terça-feira, (17), a Câmara Municipal de Flora Rica-SP, realizou a sessão de posse do presidente da Casa de Leis, Fábio Luiz Florentino de Faria (PSDB), para o cargo de prefeito interino da cidade.
Ele assume o cargo após o prefeito eleito e a vice serem afastados de forma cautelar durante uma operação contra fraudes em licitações e desvios de verbas públicas.
O então prefeito eleito Gilberto Sanches Gomes (PTB) e a vice- prefeita Josemara Ferreira Ávila Santos (PSB), foram afastados dos respectivos cargos, após a deflagração da operação contra fraudes em licitações e desvios de verbas públicas no dia 12 de abril de 2022, nas cidades de Flora Rica, Irapuru-SP e Dracena-SP. A ação, denominada “A Grande Família”, contou com a Polícia Civil, Ministério Público, Tribunal de Contas e Secretária da Fazenda do Estado de São Paulo.
Com os desdobramentos das investigações, 42 nomes foram acusados de envolvimento em um esquema de desvio de combustíveis.
Em menos de um ano, esta é a terceira mudança da chefia da Prefeitura.
Fábio assumiu o cargo de chefe do executivo de Flora Rica, devido a nova eleição da mesa diretora da Casa de Leis para os próximos dois anos.
Antes dele assumir como prefeito, Rosicler Ribeiro Camargo (PSDB), que era a presidente da Câmara no biênio anterior, ocupava o posto de prefeita desde o ano passado, em 2022, de forma interina. A ex-prefeita recebeu um ofício do Legislativo que informava sobre a nova posse, mas a mesma teria mostrado resistência em deixar o cargo.
Com Fábio como atual presidente da Câmara, Rosicler volta a ocupar o cargo de vereadora. Ela foi a única que não compareceu na sessão da posse.