Futsal feminino de Dracena “negocia” 1ª atleta da história do atual projeto logo após título

Futsal feminino de Dracena "negocia" 1ª atleta da história do atual projeto logo após título

Campeã em festival, Danylla Amaral se muda para equipe vencedora do Vale do Paraíba; técnico dracenense explica trabalho e metas.



Por Beatriz Zoccoler* — Dracena, SP 15/02/2023 16h19 - Atualizado há um dia

A cultura do futsal em Dracena não fica restrita ao elenco profissional masculino, que deu início à pré-temporada nesta semana. Engloba também equipes femininas. O grupo é formado por jogadoras e um técnico sonhadores, e o mês de fevereiro trouxe dois motivos para ele e elas acreditarem em uma grande temporada. Conquistaram título e uma atleta foi “negociada” logo nos primeiros meses.

O Dracena Futsal feminino se sagrou campeão do Festival de Futsal Livre de Tupã. Após o empate de 1 a 1 com Rancharia, houve disputa de pênaltis, e as jovens comandadas pelo técnico Victor Aquino fizeram 3 a 2.

– Eu quero não só ter experiências novas com as meninas, mas poder treinar e colher frutos nos campeonatos que a gente vai disputar. Se os títulos não vierem, meu principal objetivo é formá-las como atletas, para elas poderem, um dia, ter uma oportunidade no futsal feminino ou até mesmo no futebol, pensando em ter uma carreira, jogar em grandes clubes, construir uma vida legal no esporte – disse o treinador de 27 anos.

Objetivo que a ala Danylla Amaral agora vê mais perto de se concretizar. Na última terça-feira (14), a jogadora de 18 anos chegou a Pindamonhangaba. Ela passou a integrar o elenco sub-20 da cidade do Vale do Paraíba. É a primeira jogadora do atual projeto dracenense a se transferir para outro time.

– Estou feliz, é uma oportunidade gigante. Vou trabalhar para estar sempre somando à equipe – falou a jovem.

Danylla nasceu em Brasilândia (MS) e cresceu em Panorama. A sua nova equipe faz parte de um projeto que completará seis anos em setembro, ligado à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Pindamonhangaba (Semelp). Ela chega para um time que se acostumou a enfileirar taças nos últimos anos, como o bicampeonato dos Jogos Regionais e Abertos na categoria sub-21 e a conquista estadual sub-20 do torneio da Federação Paulista de Futsal.

– Ela vem para fazer parte da equipe sub-20, e haverá também competição sub-19 pela frente. Todas as meninas do sub-20, dependendo do que apresentam, poderão integrar a equipe adulta. Deixamos três, quatro vagas do adulto para completar ao longo do ano – comentou o professor Márcio Silva, criador do projeto em 2017.

Seguir o caminho de Danylla é o foco das 28 jogadoras do Dracena Futsal feminino, ligado à Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude. Elas estão divididas em duas categorias, sub-16 e sub-19 (que disputou o torneio em Tupã). A maioria reside na Cidade Milagre, mas três são de Narandiba, Martinópolis e Mirante do Paranapanema.

Assim como em 2022, a agenda desta temporada promete ser agitada. Os próximos passos têm foco total nos Jogos da Juventude do Estado de São Paulo (ainda sem calendário oficial, mas com expectativa para o fim de março) e no Torneio de Anhumas, marcado para 5 de março. À comunidade, o treinador fez um pedido para esse ano.

– Eu diria para eles nos ajudarem, deixarem as meninas que têm interesse irem lá participar. O esporte forma caráter, forma a pessoa. Ajuda muito na desenvoltura, coordenação motora, traz vários benefícios.

Os treinos são realizados no Ginásio Alaor Ferrari, de segunda-feira, das 19h às 21h, e aos sábados, das 14h às 16h. Temporariamente, os treinamentos de sábado ocorrem no Ginásio Dovilho Moura. Uma outra forma de entrar em contato com a equipe é pelo Instagram. O perfil é “dracena.futsal”.

 

*Colaborou sob a supervisão de João Paulo Tilio. 

Equipe feminina de futsal de Dracena começou 2023 comemorando — Foto: Victor Aquino / Cedida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *