F1 2023: Verstappen completa 157 voltas e lidera 1º dia de testes
F1 2023: Verstappen completa 157 voltas e lidera 1º dia de testes
Holandês da RBR participou de ambas as sessões nesta quinta no Bahrein; Fernando Alonso e Carlos Sainz fecham top 3 do início da pré-temporada.
Por Redação do ge — Sakhir, Bahrein 23/02/2023 13h32 - Atualizado há 34 minutos
Agora é oficial: a F1 está de volta! Nesta quinta, a elite do automobilismo deu o pontapé inicial de 2023 com o primeiro dia dos testes de pré-temporada, no Bahrein. Atual bicampeão da categoria, Max Verstappen deu as cartas em Sakhir, completou impressionantes 157 voltas e fez a melhor marca do dia, com 1m32s837.
O piloto da RBR foi o único a participar das duas sessões de testes nesta quinta, conforme definido pela equipe austríaca. Max voltará ao traçado no Bahrein para sua participação final na manhã desta sexta, antes de ser substituído por Sergio Pérez – que fará o treino vespertino desta sexta e todas as atividades do sábado.
Fernando Alonso, que teve o assoalho danificado pela Aston Martin em treinos de pit stop, foi quem mais se aproximou do tempo do holandês, com uma desvantagem de apenas 0s029. Carlos Sainz fechou o top 3, seguido por Charles Leclerc e Lando Norris. Lewis Hamilton foi sexto.
Pela manhã, o brasileiro Felipe Drugovich assumiu o AMR23 de Lance Stroll, que sofreu um acidente de bicicleta nesta segunda. O paranaense – que vai fazer toda a pré-temporada pela Aston Martin – deu 40 voltas, estabelecendo 1m34s564 como seu melhor giro.
Antes do início da sessão vespertina, a Mercedes comemorou a ausência quase completa dos quiques no W14, principal problema alemão no W13 (carro de 2022). A Ferrari, por sua vez, chamou a atenção por uma “covinha” que surgia nas retas e logo desaparecia no bico do SF-23, mas o problema foi resolvido.
Os testes da tarde
Verstappen foi o primeiro a deixar os boxes, passados 15 minutos das 4h15 da sessão vespertina. O atual bicampeão da F1 deu apenas uma volta, retornou aos boxes da RBR e logo voltou ao traçado. Na sequência, Nyck de Vries deixou a garagem da AlphaTauri para um giro lento, de 1m39.
Em sua primeira volta com o W14, Lewis Hamilton fez o 12º tempo da sessão, cujo ranking inclui as marcas da manhã e da tarde no Bahrein. Vice-campeão de 2022, Leclerc subiu da 17ª à 11ª posição em sua volta rápida inicial.
Verstappen tentou superar o próprio tempo, mas não fez um bom segundo setor e ficou a um décimo da volta de 1m32s959. No 19º giro de Leclerc, o monegasco da Ferrari subiu para a sexta colocação geral com tempo de 1m34s352.
Logo na sequência, Hamilton escapou do traçado, mas mesmo assim conseguiu registrar 1m33s901. A marca alçou o britânico ao posto de melhor Mercedes do dia, com uma vantagem de 0s273 sobre o companheiro Russell. Leclerc, por consequência, caiu para sétimo.
Fernando Alonso foi o último piloto do dia a registrar volta rápida, com 1m35s255. Após um breve reconhecimento do traçado no Bahrein, o espanhol voltou à garagem, onde a Aston Martin danificou seu assoalho em treinos de pit stop. Foram quase 60 minutos de reparos até o retorno à pista.
E se em 2022 Lando Norris liderou o primeiro dia de testes, 2023 não começou bem para o jovem talento. O britânico tinha apenas cinco voltas quando foi surpreendido por problemas nas rodas do MCL60, carro da McLaren para a temporada. Foi silver tape para cá, soprador térmico para lá…
Com 24 giros, Lewis Hamilton registrou 1m33s508 e subiu para a terceira colocação geral, tirando Alex Albon do “pódio”. A marca deixava o britânico a 0s5 do líder Verstappen, mas a distância aumentou quando Max enfim melhorou seu giro: 1m32s837.
Norris conseguiu retornar à pista, mas passou boa parte do tempo na lanterna dos tempos. Perto da marca de 1h restante, o britânico da McLaren subiu à oitava colocação, com tempo de 1m34s097. O piloto de 23 anos ainda melhorou o próprio tempo com 1m33s880, mas se manteve na mesma posição.
Com 45 minutos no cronômetro, Alonso subiu à segunda posição com 1m32s866 – uma diferença de apenas 0s029 para o tempo de Verstappen. Logo na sequência, Charles Leclerc melhorou sua marca e assumiu a quarta posição, com 1m33s267, a 0s430 de Max e 0s014 do companheiro Sainz.
Já na parte final do treino, Lando Norris deu um salto, fez 1m33s462 e subiu para a quinta posição, empurrando Hamilton para sexto. Na reta final dos treinos, a direção de prova ainda realizou testes de bandeira amarela e do safety car virtual.
Resumo da manhã
A sessão começou com problemas eletrônicos para o brasileiro Felipe Drugovich, que substituiu Lance Stroll, convocando a única bandeira vermelha dos testes até aqui. Segundo a TV Bandeirantes, o piloto canadense quebrou ambos os punhos em um acidente de bicicleta, passando por cirurgia em um deles.
Carlos Sainz manteve a ponta por boa parte da sessão matinal, mas foi superado por Max Verstappen, que estabeleceu a melhor volta – 1m32s959 – já próximo à marca dos 30 minutos restantes. Alex Albon, em seu segundo ano pela Williams, também passeou pela primeira colocação, com menos de 0s1 de diferença para o espanhol da Ferrari.
Drugovich conseguiu retornar à pista e, apesar de melhorar seus tempos ao longo da manhã, só subiu da décima à sétima colocação nos últimos dez minutos. O paranaense registrou giro de 1m34s564, sua melhor volta no dia.
George Russell, da Mercedes, saiu do sétimo para o quinto lugar do teste matinal com 30 minutos já corridos, mantendo a posição até o fim da sessão.
Segundo
estreante do dia, Oscar Piastri apareceu pouco, mas fez uma participação
consistente. O australiano encerrou seu primeiro dia de pré-temporada com
1m34s888, que lhe renderam o oitavo lugar da manhã.
A Haas de
Hulkenberg chegou a aparecer entre os três primeiros, rivalizou com a Mercedes
de Russell e permaneceu na sexta de dez colocações. No meio da sessão, o alemão
chegou a perder um pedaço de sua carenagem na pista, sem grandes consequências.
Os
dispositivos de verificação usados na pré-temporada, como o flow vis e as
grelhas sensoras, também marcaram presença. Ferrari, RBR, Williams, Alpine e
McLaren desfilaram pelo Circuito de Sakhir com tinta azul, verde, laranja e as
grades já conhecidas do público – entenda como tudo funciona aqui!
Um detalhe
curioso é que a Ferrari viu surgir uma “covinha” não intencional,
conforme revelado pela escuderia, no bico do SF-23. Nas retas, em condições de
alta velocidade e pressão, o carro apresentava um pequeno amassado, que
desaparecia nas curvas.
A F1 retorna
para mais um dia de testes de pré-temporada nesta sexta, às 4h. O GP inaugural
de 2023 será no dia 5 de março, no Bahrein.