Alunos do Anglo-CID confeccionam maquetes sobre a cidade

Alunos do Anglo-CID confeccionam maquetes sobre a cidade

O objetivo da aprendizagem foi retomar os conceitos de rua, avenida, quarteirão e bairro, fazer a comparação das paisagens urbanas e rurais e ter a percepção de que as paisagens mudam ao longo do tempo devido à ação humana.





Por Ass.Imp/Fundec

Os alunos dos 3º anos (azul e branco) do ensino fundamental do Colégio Anglo-CID realizaram, neste bimestre, a confecção de maquetes. O objetivo da aprendizagem foi retomar os conceitos de rua, avenida, quarteirão e bairro, fazer a comparação das paisagens urbanas e rurais e ter a percepção de que as paisagens mudam ao longo do tempo devido à ação humana. Os alunos também mostraram nas maquetes as principais atividades desenvolvidas na zona rural, na zona urbana e conceituaram um município.

Segundo as professoras Isabel Malisse Breschi e Cibele Polidoro, a observação é uma atividade seletiva, pois depende de requisitos do observador. A seleção de elementos observados, por exemplo, é feita com base em instrumentos conceituais e na sensibilidade de quem observa. Trata-se de uma habilidade que pode ser desenvolvida na escola e, particularmente, na Geografia, que tem nas formas espaciais (paisagem) um primeiro nível de análise do próprio espaço.

De acordo com a coordenadora Jéssica Franzão Ganzaroli de Oliveira, atividades como estas incentivam o protagonismo do aluno e vão ao encontro das metodologias ativas.

A diretora Eulália Fava destacou que esse tipo de atividade é importante, pois os alunos conseguem aprender na prática os conceitos, o que torna a concretização da aprendizagem mais significativa, além de ser muito divertido. 

Atividade foi desenvolvida no segundo bimestre - Foto - Ass.Imp/Fundec
Alunos do Anglo-CID construíram maquetes para retratar o ambiente da zona urbana e rural de Dracena - Ass.Imp/Fundec

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *