Atletas nadam no Rio Sena em primeiro evento-teste para Olimpíadas

Atletas nadam no Rio Sena em primeiro evento-teste para Olimpíadas

Prova de triatlo feminino foi a primeira competição de alto nível disputado no rio que corta a Cidade Luz; brasileiras ficaram no Top-30.


Por Redação do ge — Paris, França

O Rio Sena sediou seu primeiro evento-teste após passar por uma “mobilização sem precedentes” para melhorar a qualidade da água até as Olimpíadas de Paris, em 2024. A prova de triatlo feminino contou com 65 atletas, incluindo as brasileiras Djenyfer Arnold e Vittoria Lopes, que ficaram no Top-30. Na última semana, a etapa de Paris do Mundial de natação em águas abertas havia sido cancelada por conta da poluição no Sena.

A prova de triatlo, que teve a britânica Beth Potter como vencedora, foi realizada a partir da ponte Alexandre III, próxima ao Les Invalides. Dias antes do evento-teste, pesquisadores examinaram a qualidade da água no trecho de 1,5km onde seria disputada a natação. A prefeitura de Paris afirmou que os resultados estavam em um “limiar satisfatório”.

As brasileiras Djenyfer Arnold e Vittoria Lopes tiveram um desempenho regular e ficaram dentro do Top-30, entre as 68 participantes. Djenyfer se destacou nos 10km de corrida e terminou na 18ª posição, enquanto Vittoria, que chegou a ficar no pelotão da frente na natação, foi a 21ª colocada.

Desde 2016, a França já investiu mais de 1,4 bilhão de euros (cerca de R$7,6 bilhões) na descontaminação do rio Sena, com o intuito de garantir a realização das provas de triatlo, para-triatlo e da maratona aquática nas Olimpíadas, além de deixar o rio próprio para banhos públicos, em 2025.

Até o início dos Jogos, entrarão em funcionamento estruturas dedicadas à despoluição do Sena, como a bacia de Austerlitz, que armazenará até 50 mil metros cúbicos de água da chuva, o equivalente a 20 piscinas olímpicas. A estrutura permitirá que provas ocorram mesmo em caso de fortes chuvas.

Tony Estanguet, presidente dos Jogos de Paris 2024 classificou o evento-teste como um “espetáculo”:

– A organização deste primeiro evento de triatlo no coração de Paris foi um verdadeiro sucesso, com a natação no Sena e um percurso excepcional ao lado dos mais belos monumentos parisienses. Obrigado às federações francesa e internacional de triatlo, bem como a todos os atores públicos pelo enorme trabalho ao nosso lado. Este primeiro dia promete para o resto do fim de semana – declarou.

Além do triatlo feminino, amanhã será realizado o evento-teste do triatlo masculino, a partir das 03h (horário de Brasília). Manoel Messias, Miguel Hidalgo e Antônio Bravo Neto serão os representantes brasileiros na prova. No sábado e domingo, finalizam o evento-teste as provas de para-triatlo e triatlo misto. 

Britânica Beth Potter venceu o evento-teste de triatlo no Rio Sena, em Paris — Foto: REUTERS
Rio Sena será palco de provas nos Jogos Olímpicos de 2024 — Foto: REUTERS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *