Sem desoneração prevista para combustíveis em 2024, diesel e gás de cozinha terão alta de imposto
Sem desoneração prevista para combustíveis em 2024, diesel e gás de cozinha terão alta de imposto
Informação consta no projeto de orçamento para o ano de 2024, e foi confirmada pela Secretaria da Receita Federal.
Por Alexandro Martello, Lais Carregosa, g1 — Brasília
A equipe
econômica não prevê impostos federais reduzidos sobre combustíveis em 2024. A
informação consta na proposta de Orçamento do ano que vem e foi confirmada pela
Secretaria da Receita Federal ao g1.
Alguns
desses benefícios fiscais já acabaram, como no caso da gasolina, etanol e
querosene de aviação. Mas as alíquotas ainda estão reduzidas, até o fim deste
ano, para o diesel, biodiesel e para o gás de cozinha (GLP).
Com o fim da
desoneração, esses produtos terão impostos elevados elevados no começo de 2024
e, caso isso seja repassado, haverá aumento de preços aos consumidores — com
impacto na inflação.
No caso do
diesel, o reajuste tende a impactar de uma forma geral os preços da economia,
pois o combustível é utilizado no transporte de cargas pelo país, assim como no
transporte público.
O aumento da
tributação do gás de cozinha, por sua vez, tende a afetar não somente a
população de baixa renda, mas também a classe média e os preços cobrados pelos
restaurantes.
Em junho
deste ano, após o governo federal ter elevado impostos federais sobre gasolina
e etanol, a Petrobras anunciou redução do preço da gasolina.
Aumento de até R$ 2,18
A volta dos
impostos federais pode levar ao aumento de até R$ 2,18. Veja os valores para
cada combustível, segundo dados do governo, do Instituto Combustível Legal
(ICL) e da Associação das Distribuidoras de Combustíveis (Brasilcom):
– diesel A:
aproximadamente R$ 0,35 por litro;
– biodiesel:
aproximadamente R$ 0,15 por litro;
– diesel B
(mistura do diesel A e biodiesel): aproximadamente R$ 0,33 por litro;
– gás de
cozinha: aproximadamente R$ 2,18 por botijão de 13 Kg.
Redução em 2022
A redução
dos impostos federais foi autorizada no governo do ex-presidente Jair
Bolsonaro, em 2022. Com a guerra na Ucrânia, e em na iminência da corrida
eleitoral, o governo anterior zerou o PIS/Cofins sobre diesel, gás de cozinha e
sobre biodiesel até o fim de 2022. Depois reduziu impostos federais sobre
gasolina e etanol também até o final do ano passado.
A gestão do
presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve a tributação reduzida no começo
deste ano. Entretanto, começou a elevar os impostos federais sobre a gasolina e
etanol em fevereiro, retomando as alíquotas cheias sobre esses combustíveis em
junho de 2023, além de querosene de aviação e GNV.
Já o aumento
do diesel foi faseado ao longo do ano. Os impostos estiveram zerados até julho,
quando aumentaram para R$ 0,11 por litro e para R$ 0,13 por litro em outubro.
Contudo, a medida provisória que elevava os impostos perdeu a validade sem ser
votada no Congresso, o que levou as alíquotas a zero novamente até 31 de dezembro.
Meio ambiente
Nesta
semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na abertura da
conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 28, em
Dubai, nos Emirados Árabes, que gastos com armas deveriam ser usados contra
fome e mudança climática.
Ele também
falou sobre a necessidade de ter uma economia menos dependente de combustíveis
fósseis, como diesel e gás de cozinha – que terão aumento de impostos no começo
do ano que vem.
“O
planeta está farto de acordos climáticos não cumpridos, de metas de redução de
emissão de carbono negligenciadas, de discursos vazios. Precisamos de atitudes
e práticas concretas. Quantos líderes mundiais estão de fato comprometidos em
salvar o planeta”, questionou Lula, na ocasião.
Impacto nas contas públicas
O aumento de
impostos sobre diesel, gás de cozinha e querosene de aviação a partir de
janeiro acontece em meio a um esforço da equipe econômica para tentar zerar o
rombo das contas públicas em 2024 – meta que consta na proposta de orçamento do
ano que vem.
Para zerar o
déficit fiscal, meta considerada difícil pelo ministro da Fazenda, Fernando
Haddad, o objetivo do governo é de arrecadar R$ 168 bilhões a mais no próximo
ano.
O fim desses
benefícios já está no cálculo dos Ministérios da Fazenda e do Planejamento para
tentar aumentar a arrecadação em 2024.
A Receita
Federal confirmou que a proposta de orçamento de 2024 considera a reoneração
dos combustíveis. Ou seja, caso os tributos não subam, a necessidade de aumento
de arrecadação extra para tentar zerar a meta fiscal no próximo ano será maior
ainda.
De acordo
com a Receita, a redução das alíquotas do PIS e Cofins sobre combustíveis gerou
uma perda de arrecadação de R$ 28,7 bilhões nos dez primeiros meses deste ano.
Além do
aumento de impostos sobre diesel, querosene de aviação e GLP, também foram
enviadas outras medidas ao Legislativo. São elas:
– taxação de
“offshores” e fundos exclusivos, já aprovada;
– mudança
nos juros sobre capital próprio (mecanismo que permite às empresas pagarem
menos tributos);
– taxação de
apostas esportivas;
– fim de
subvenções a empresas para custeio.