Docentes da Unifadra participam de capacitação abordando a devolutiva ao aluno sobre seu processo de aprendizagem
Docentes da Unifadra participam de capacitação abordando a devolutiva ao aluno sobre seu processo de aprendizagem
Por Ass.Imp/Fundec
O feedback
no contexto das atividades a distância foi o tema de uma capacitação dos
docentes da Unifadra, no dia 13 de abril. A atividade foi realizada pelo Google
Meet, das 9h às 11h, com a participação dos professores que atuam como tutores
e realizam diariamente o feedback (devolutiva) ao estudante sobre seu processo
de aprendizagem.
Segundo as
professoras Dra. Vanessa Ribeiro Andreto e Dra. Lívia Raposo Bardy, que
ministraram a capacitação, o feedback é uma estratégia importante dentro do
contexto do AVA (ambiente virtual de aprendizagem), pois, por meio dele, o
estudante consegue compreender seus equívocos conceituais e construir
conhecimento de maneira mais sólida. É por meio desta ferramenta que é possível
o acompanhamento progressivo por parte do professor tutor da evolução de
construção do conhecimento do estudante.
A professora
Lívia destaca que o feedback tem etapas a serem seguidas e regras de uso por
parte dos professores tutores. “No curso relembramos todos os passos do
feedback e desenvolvemos atividades em grupo, em forma de oficina, em que os
participantes puderam ler feedbacks fictícios e refletir sobre eles,
reelaborando-os com base nas etapas que foram discutidas”.
A professora
Vanessa, vice-diretora acadêmica da Unifadra, também ressalta a adesão dos
docentes à capacitação: “todos os professores que ministram aulas como tutores
participaram da atividade e recebemos também outros professores, que ainda não
são tutores”.