Turma 2024 de Inclusão Digital inicia as atividades no Anglo-CID
Turma 2024 de Inclusão Digital inicia as atividades no Anglo-CID
Programa é destinado a crianças de 4 e 5 anos, realizado pela parceria do Anglo-CID com a Unifadra.
Por Ass.Imp/Fundec
O Projeto de
Inclusão Digital é promovido pela Fundec, desenvolvido pelo Colégio Anglo-CID e
o curso de Pedagogia da Unifadra, voltado para crianças matriculadas no Pré II
das escolas públicas e particulares de Dracena. No dia 10 de abril, o projeto
iniciou uma nova turma, recebendo os alunos e seus responsáveis no Auditório
“Prof. Geraldo Mariano Alves”.
Uma das
questões mais importantes do projeto trata do uso de tecnologias pelas crianças
de maneira adequada, evitando excessos no dia a dia, para se manterem saudável
mental e fisicamente, cuidando especialmente da visão. Além disso, ensina às
crianças o uso de tecnologias com finalidade educacional.
As aulas e
estão sendo realizadas nos laboratórios da Fundec, às quartas-feiras, em
horário oposto ao que o aluno está matriculado, e abordam conteúdos
interdisciplinares por meio de atividades diversificadas que levam ao
desenvolvimento da alfabetização digital e das primeiras noções matemáticas no
programa do Kid Class, desenvolvido pelo consultor Celso Tatizana.
Segundo a Profa. Dra. Lívia Raposo Bardy Ribeiro Prado, coordenadora do projeto pela Unifadra, “o Inclusão Digital é aberto à comunidade de Dracena e atende crianças em fase de pré-alfabetização. Esta é uma fase muito importante para as crianças, quando elas precisam desenvolver aspectos como a lateralidade e a coordenação motora, que são essenciais para o desenvolvimento, a qualidade e a eficiência do processo de alfabetização. No projeto, trabalhamos isso de forma lúdica e dinâmica por meio dos recursos tecnológicos, utilizando o software Kid Class, além de usar outros recursos digitais e objetos de aprendizagem”.
Ainda de
acordo com a coordenadora, o Projeto Inclusão Digital também ajuda a
desenvolver nas crianças habilidades de trabalho em grupo, além de desenvolver
o processo de socialização por meio de brincadeiras educativas lúdicas e
dinâmicas.
A diretora
do Anglo-CID Eulália Pires Fava ressalta que, “por meio deste projeto, as
crianças também têm a oportunidade de conhecer os espaços físicos e os recursos
pedagógicos que o colégio oferece aos seus alunos”.