Raio-x: São Paulo supera campanha da Libertadores de 2021 e define alguns pilares para ir às oitavas

Raio-x: São Paulo supera campanha da Libertadores de 2021 e define alguns pilares para ir às oitavas

Tricolor conhece na segunda-feira quem será o seu adversário no mata-mata, que ocorrerá em agosto.


Por Marcelo Braga — São Paulo

A campanha do São Paulo na fase de grupos desta edição da Conmebol Libertadores superou a campanha obtida em 2021, na última vez em que havia disputado o torneio.

Líder do Grupo B com 13 pontos, o Tricolor havia avançado naquela edição na segunda posição, com 11, três a menos do que o líder Racing. Curiosamente, os times voltaram a se cruzar nas oitavas, com o São Paulo eliminando a equipe de Avellaneda. Nas quartas, o Tricolor caiu para o Palmeiras.

Com quatro vitórias, um empate e a derrota para o Talleres no jogo em Córdoba, o São Paulo iniciou o torneio com Thiago Carpini, que comandou a equipe nos dois primeiros jogos do torneio, e depois definiu sua classificação com Luis Zubeldía, que assumiu os quatro jogos derradeiros.

Do elenco, só três jogadores começaram as seis partidas: o goleiro Rafael, o zagueiro Arboleda e o volante Alisson. Deste trio, os dois primeiros nem foram substituídos, jogando todos os 597 minutos. Alisson, que saiu no primeiro jogo em Córdoba, somou 566 – os números consideram acréscimos.

Curiosamente, o São Paulo jamais repetiu uma escalação nos seis jogos da Libertadores. Nos últimos quatro jogos, o que se manteve foi boa parte da linha de quatro defensiva, com Rafael, Igor Vinícius, Arboleda e Alan Franco jogando todos. Welington jogou três, e Patrick Lanza jogou um.

Ao todo, 28 jogadores do elenco foram utilizados na primeira fase, com destaque para Luciano e Calleri, que marcaram três gols cada. Já Alisson, Nestor, Lucas e André Silva fizeram um cada.

Galoppo, Igor Vinícius, Ferreira e Michel Araújo deram assistências. Teve ainda um gol de pênalti e cinco gols sem assistência, em lances ocasionados por rebotes da zaga, da trave ou dos goleiros.

Igor Vinícius e Luciano terminaram a primeira fase com dois cartões amarelos, mas os acúmulos são zerados no mata-mata. Assim, não há risco de perderem o jogo de volta das oitavas, no Morumbis.

O sorteio acontece na segunda-feira. Os duelos serão nas semanas de 14 e 21 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *