Parques Estaduais na região de Prudente seguem fechados temporariamente para visitação devido ao alto risco de incêndio

Parques Estaduais na região de Prudente seguem fechados temporariamente para visitação devido ao alto risco de incêndio

Unidades de conservação do Aguapeí, Morro do Diabo e Rio do Peixe não receberão visitas até dia 12 de setembro.


Por Carlos Volpi

A Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo decidiu fechar os Três Parques Estaduais (PEs) localizados no Oeste Paulista de forma emergencial devido ao alto risco de incêndios florestais.

A medida foi tomada neste início de semana. O fechamento já está em vigor e seguirá até o dia 12 de setembro, podendo ser revisado conforme as condições climáticas e os riscos associados.

Ao todo, 80 unidades de conservação foram fechadas na região metropolitana e interior do Estado. Do total, três estão localizadas no Oeste Paulista, sendo elas: PE Aguapeí, em São João do Pau d’Alho (SP), Monte Castelo (SP) e Junqueirópolis (SP); PE Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio (SP); e PE Rio do Peixe, em Ouro Verde (SP), Dracena (SP), Presidente Venceslau (SP) e Piquerobi (SP).

Segundo a Fundação, a decisão do fechamento foi tomada em resposta ao crescente risco de incêndios florestais, que coloca em perigo tanto os visitantes, quanto às áreas de preservação.

O encerramento provisório da visitação também tem como objetivo direcionar a atuação focada das equipes nas ações de prevenção e monitoramento territorial, combate aos incêndios florestais e auxílio às comunidades do entorno. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *