Agrishow fecha edição 2024 com movimento de R$ 13,6 bilhões em negócios prospectados
Agrishow fecha edição 2024 com movimento de R$ 13,6 bilhões em negócios prospectados
Valor é 2,4% maior do que o registrado em 2023. Anúncio foi feito por comunicado, sem coletiva de imprensa, em função de incidente com helicóptero.
Por Rodolfo Tiengo, Flávia Santucci, Ana Beatriz Fogaça*, Wolfgang Pistori, g1 Ribeirão Preto e Franca
A Agrishow
confirmou que a edição 2024 da maior feira de tecnologia agrícola do país
movimentou R$ 13,6 bilhões em intenções de negócios, com um crescimento de 2,4%
na comparação com o registrado em 2023. Entre as instituições financeiras
participantes, o Banco do Brasil confirmou concessão recorde de linhas de
crédito.
O anúncio
foi feito em comunicado enviado pela direção da feira no início da tarde desta
sexta-feira (3), sem coletiva de imprensa, cancelada, segundo a organização,
por respeito a familiares das vítimas feridas após um incidente com um
helicóptero que derrubou a estrutura de um estande esta semana.
Com 520 mil
metros quadrados e 800 estandes, o evento com quase três décadas em Ribeirão
Preto (SP) recebeu 195 mil pessoas durante cinco dias, de pequenos, médios e
grandes produtores brasileiros a representantes de empresas internacionais.
“Já
estive aqui muitas vezes, e agora quero ampliar o que estamos fazendo. É uma
ótima oportunidade para fazer um grande teste, como esses equipamentos são
usados, como são perfeitos para nós [no Senegal] e como os agricultores vão ser
beneficiados”, afirmou o senegalês Assane Toure, diretor-geral da Agripro
Africa, em visita ao interior de São Paulo.
Visitantes
como ele ajudaram a movimentar, nas rodadas realizadas pela Abimaq, US$ 49
milhões (R$ 248,5 milhões), sendo US$ 39,6 milhões (R$ 200,8 milhões) em
intenções e US$ 9 milhões (R$ 45,6 milhões) em negócios efetivamente firmados.
Angola, África do Sul, Bolívia, Colômbia, Equador, Panamá, Peru, México e
Turquia foram alguns dos países representados.
“Fomos
convidados para a Agrishow e achamos que seria uma boa ideia, pois
conseguiríamos mais informações sobre reuniões locais e tecnologia, poderíamos
tentar encontrar novos parceiros e providenciar maquinários, ou comprar
sementes ou tecnologia, por exemplo”, afirma Abdullah Ibrahim, CEO da
Westanbul, companhia especializada em reprodução animal da Turquia.
De acordo
com os organizadores, em 2025 a Agrishow deve acontecer entre 28 de abril e 2
de maio.
Vitrine
de negócios e de tecnologia
Considerada
uma das maiores feiras a céu aberto do mundo voltadas para o agronegócio, a
Agrishow não só é um termômetro da atividade econômica do país como uma vitrine
do que há de mais novo em termos de tecnologia do campo, da agricultura à
pecuária.
Além de
grandes colheitadeiras, plantadeiras e tratores de última geração – inclusive
com modelos movidos a eletricidade – o evento levou ao público inovações no
mundo dos robôs e dos drones, com cada vez mais aplicações na lavoura e
funcionalidades como maior capacidade de carga e comando à distância.
“Se
você olhar o mercado como um todo, diversos setores, muitas máquinas e
aeronaves estão indo para esse caminho tecnológico. Você pega maquinários, até
falando de setores de tratores, maquinários de mineração, muitos estão indo
para essa parte de piloto remoto. Essa é uma tendência de mercado, vai trazer
muita economia de custo”, disse Adriano Buzaid, CEO da Gohobby.
Sistemas de
monitoramento com uso de inteligência artificial também foram apresentados como
soluções para irrigação, pulverização e controle de pragas. Muitas delas
voltadas não só para facilitar a vida dos produtores rurais como para reduzir
custos de cultivo e colheita.
Participando
pelo quinto ano da feira, a Grunner apresentou um novo modelo de caminhão
adaptado para retirada de cana-de-açúcar que entrega 50% de economia no consumo
de combustíveis. A empresa, com sede em Lençóis Paulista (SP), estima que
fechou esta edição da Agrishow com um aumento de 7% nos contratos, que somam em
torno de R$ 90 milhões.
“A feira é
mais do que uma vitrine tecnológica, é uma oportunidade de encontrar os
clientes, de conexão, de networking entre as pessoas, os fornecedores, o
mercado financeiro, o governo. (…) Neste ano, a gente resolveu focar muito
mais em inovação, tecnologia e sustentabilidade”, disse Dênis Arroyo, CEO da
empresa.
Resultado
positivo
Antes da
realização da feira, a direção citava como problemas que poderiam afetar os
negócios questões como a baixa nos preços das commodities no mercado
internacional, secas severas em algumas regiões do Brasil, elevadas taxas de
juros e ausência de recursos do atual Plano Safra – já que o próximo só deve
ser anunciado entre este mês e junho.
Além disso,
o faturamento geral do segmento de máquinas agrícolas no primeiro trimestre
ainda segue em queda, de 35%.
Apesar
disso, os números deste ano da Agrishow superam os do ano passado, quando as
intenções de negócio até o último dia chegavam a R$ 13,2 bilhões.
Instituições
financeiras participantes da feira consultados pelo g1 confirmaram que já
haviam batido as metas de concessão de linhas de crédito até esta sexta-feira
(3). O Banco do Brasil confirmou R$ 3,2 bilhões em propostas acolhidas, um
volume que não só superou as expectativas como é considerado recorde desde a
primeira edição da feira.