Ainda dá? Veja o que o Santos precisa para se classificar no Paulistão

Ainda dá? Veja o que o Santos precisa para se classificar no Paulistão

Situação do Peixe ainda é delicada, mas possibilidades crescem na reta final da fase de grupos.



Por Redação do ge — São Paulo 20/02/2023 08h00 - Atualizado há uma hora

A goleada diante da Portuguesa, por 4 a 0, combinada com o tropeço do Botafogo-SP em São Bernardo, no último domingo, reviveu ao Santos a esperança de classificação às quartas de final do Campeonato Paulista.

Com 13 pontos em dez rodadas disputadas, o Santos está na terceira colocação do Grupo A. Botafogo-SP e Bragantino dividem o primeiro lugar, com 14. O time de Ribeirão leva vantagem no número de gols marcados, mas a equipe de Bragança tem um jogo a menos – enfrenta o Palmeiras, quarta, no Allianz Parque. A Inter de Limeira, com dez, é a lanterna, mas ainda possui chances matemáticas de classificação.

Nas duas próximas rodadas, o Peixe encara o Corinthians, na Vila Belmiro, e o Ituano, no estádio Novelli Júnior.

 

As possibilidades do Santos:

Caso o time de Odair Hellmann vença seus dois últimos jogos e termine a fase de grupos com 19 pontos, qualquer tropeço do Botafogo-SP nos jogos contra Água Santa, em Diadema, e São Paulo, em Ribeirão Preto, coloca o Santos no mata-mata.

Se o Pantera também vencer seus dois últimos jogos, o Peixe ainda pode se classificar às quartas de final caso o Bragantino não some mais do que cinco pontos em seus três últimos jogos. Se o Massa Bruta conseguir cinco pontos, a vaga será decisiva no saldo de gols, já que eles empatariam com cinco vitórias. O time de Bragança tem pela frente Palmeiras, no Allianz Parque, Ituano, em casa, e São Bento, em Sorocaba.

Há a possibilidade de classificação santista também com 17 pontos. O cenário, no entanto, fica mais difícil. Isto porque o Peixe tem apenas três vitórias no Paulistão, enquanto Botafogo e Bragantino possuem quatro. Caso eles vençam qualquer um de seus jogos, o Santos não mais os alcançaria graças ao critério de desempate.

Por isso, se o Peixe terminar a fase de grupos com 17 pontos, o Botafogo-SP pode somar, no máximo, dois pontos, enquanto o Bragantino, por ter um jogo a menos, pode até somar três, mas desde que seja com três empates.

Se isso acontecer, o Santos ficaria com a vaga graças ao saldo de gols. Atualmente, os três possuem saldo zero, mas para que o Peixe chegue aos 17 pontos é necessário uma vitória e um empate, o que deixaria com saldo positivo. O Bragantino, com 17 pontos e três empates nas rodadas finais, se manteria zerado no saldo e seria ultrapassado.

Em último caso, o Santos também se classificaria com 16 pontos. As possibilidades, no entanto, são menores, já que Botafogo-SP ou Bragantino poderiam somar apenas dois pontos cada. Neste cenário, há até a chance de a Inter de Limeira ultrapassar o Peixe, caso vença seus dois últimos jogos no Paulistão.

 

Os jogos finais do Grupo A:


10ª rodada

22/2 – Palmeiras x Red Bull Bragantino

 

11ª rodada

25/2 – Inter de Limeira x Guarani

25/2 – Bragantino x Ituano

25/2 – Água Santa x Botafogo

26/2 – Santos x Corinthians

 

12ª rodada

5/3 – Botafogo x São Paulo

5/3 – Ferroviária x Inter de Limeira

5/3 – Ituano x Santos

5/3 – São Bento x Bragantino 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *