Alunas de Psicologia da Unifadra participam da “Jornada de Cidadania, Trabalho e Renda” na penitenciária de Tupi Paulista
Alunas de Psicologia da Unifadra participam da “Jornada de Cidadania, Trabalho e Renda” na penitenciária de Tupi Paulista
A atividade das alunas teve como objetivos o acolhimento aos participantes (população carcerária), a abertura de espaço para reflexões, “lugar de fala” e discussões a respeito das experiências e perspectivas futuras relacionadas à saúde, ao trabalho, entre outras questões.
Por Ass.Imp/Fundec
As acadêmicas do 9º termo do curso de Psicologia da Unifadra, acompanhadas pela Profa. Ma. Fátima Simone Silva Pereira Consoni, desenvolveram a atividade intitulada “Roda da Vida e perspectivas futuras” na Penitenciária “Vanderlei Tartari Monteiro”, de Tupi Paulista.
A ação foi
realizada no dia 23 de março, durante a “Jornada de Cidadania, Trabalho e
Renda”, promovida pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) em
centros de reclusão de todo o estado de São Paulo para fomentar atividades para
a reintegração social de apenados.
A atividade
das alunas teve como objetivos o acolhimento aos participantes (população
carcerária), a abertura de espaço para reflexões, “lugar de fala” e discussões
a respeito das experiências e perspectivas futuras relacionadas à saúde, ao
trabalho, entre outras questões.
As
acadêmicas ressaltam que, de acordo com a resolução do Conselho Federal de
Psicologia (CFP) 012/2011, nas práticas realizadas no âmbito do sistema
prisional, o psicólogo deverá visar fielmente aos direitos humanos dos sujeitos
em cumprimento de pena privativa de liberdade, buscando construir a cidadania
por meio de projetos para a sua reinserção na vida social. Neste sentido, o
encontro foi um momento de muitas reflexões e construção de conhecimentos,
contando com a participação da psicóloga e da assistente social da unidade.
A Profa. Ma.
Andréa Frizo, coordenadora do curso de Psicologia da Unifadra, parabeniza as
alunas pela ação e destaca que atividades de extensão como esta contribuem
muito para a formação acadêmica, pois favorece a articulação dos conhecimentos
teóricos contemplados na disciplina Cidadania, Direitos Humanos e Prática
Profissional com a prática e possibilita o contato do estudante com a realidade
dessa área de atuação profissional.