Anglo-CID promove conscientização contra bullying com o projeto Não é brincadeira, é bullying

Anglo-CID promove conscientização contra bullying com o projeto Não é brincadeira, é bullying

Os alunos assumiram um papel de protagonismo nas atividades e, entre as dinâmicas e outras atividades realizadas, destacou-se a reflexão sobre os apelidos de cada um na sala.


Por Ass.Imp/Fundec

Durante o mês de outubro, a professora do Projeto de Vida e do Líder em Mim Natália Ruela e a psicóloga Beatriz Basso desenvolveram com os estudantes das turmas do 6º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio do Anglo-CID o projeto “Não é brincadeira, é bullying”.

Iniciando as atividades, a professora Natália e a psicóloga Beatriz conversaram com os alunos mais velhos (9º ano e ensino médio) sobre os tipos de bullying, quem são agentes (bullies = valentões), vítimas e espectadores, além de abordar as consequências e as possíveis penalidades para tal prática de violência. Com estas informações e outras pesquisas em aula, os estudantes elaboraram uma campanha publicitária de combate ao bullying dentro do colégio com a confecção de cartazes, além da criação de dinâmicas que eles próprios iriam trabalhar com os mais jovens para conscientização das outras turmas.

Os alunos assumiram um papel de protagonismo nas atividades e, entre as dinâmicas e outras atividades realizadas, destacou-se a reflexão sobre os apelidos de cada um na sala e o quanto isso poderia afetar negativamente o indivíduo. Também houve espaço para conversas em que se desenvolveu a escuta empática e os estudantes puderam se reconhecer como agressores, vítimas ou espectadores, compreendendo o peso de suas “brincadeirinhas” – o que proporcionou um melhor entendimento sobre situações de bullying.

Para encerrar as ações do projeto, no dia 30 de outubro, os alunos se reuniram no Auditório Geraldo e as orientadoras reforçaram a necessidade de combate e denúncia a qualquer situação de bullying e falaram sobre a importância da identificação dos agressores.

Segundo a professora Natália, as atividades “proporcionaram a construção de conhecimento, desenvolvimento socioemocional, escuta, diálogo e muita troca entre os alunos em busca de um ambiente escolar mais acolhedor e pacífico”.

A psicóloga Beatriz ressaltou que todas as ações foram acompanhadas “para proporcionar o diálogo entre os alunos em busca do combate à prática de bullying e do fortalecimento de vítimas. O setor de Psicologia do Anglo-CID está sempre de portas abertas para acolher e auxiliar seus alunos”.

A diretora Eulália Pires Fava acrescentou que as ações foram alinhadas com a Lei 14.811, de 12 de janeiro de 2024, que estabelece a prática de bullying como crime e institui que medidas nacionais de prevenção e combate à violência praticada contra crianças e adolescentes sejam tomadas. “No caso da escola, estas medidas são principalmente voltadas à conscientização sobre o problema, à prevenção de situações e ao combate a tais práticas”.

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