Anglo-CID promove conscientização contra bullying com o projeto Não é brincadeira, é bullying
Anglo-CID promove conscientização contra bullying com o projeto Não é brincadeira, é bullying
Os alunos assumiram um papel de protagonismo nas atividades e, entre as dinâmicas e outras atividades realizadas, destacou-se a reflexão sobre os apelidos de cada um na sala.
Por Ass.Imp/Fundec
Durante o
mês de outubro, a professora do Projeto de Vida e do Líder em Mim Natália Ruela
e a psicóloga Beatriz Basso desenvolveram com os estudantes das turmas do 6º
ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio do Anglo-CID o projeto
“Não é brincadeira, é bullying”.
Iniciando as
atividades, a professora Natália e a psicóloga Beatriz conversaram com os
alunos mais velhos (9º ano e ensino médio) sobre os tipos de bullying, quem são
agentes (bullies = valentões), vítimas e espectadores, além de abordar as
consequências e as possíveis penalidades para tal prática de violência. Com
estas informações e outras pesquisas em aula, os estudantes elaboraram uma
campanha publicitária de combate ao bullying dentro do colégio com a confecção
de cartazes, além da criação de dinâmicas que eles próprios iriam trabalhar com
os mais jovens para conscientização das outras turmas.
Os alunos
assumiram um papel de protagonismo nas atividades e, entre as dinâmicas e
outras atividades realizadas, destacou-se a reflexão sobre os apelidos de cada
um na sala e o quanto isso poderia afetar negativamente o indivíduo. Também
houve espaço para conversas em que se desenvolveu a escuta empática e os
estudantes puderam se reconhecer como agressores, vítimas ou espectadores,
compreendendo o peso de suas “brincadeirinhas” – o que proporcionou um melhor
entendimento sobre situações de bullying.
Para
encerrar as ações do projeto, no dia 30 de outubro, os alunos se reuniram no
Auditório Geraldo e as orientadoras reforçaram a necessidade de combate e
denúncia a qualquer situação de bullying e falaram sobre a importância da
identificação dos agressores.
Segundo a
professora Natália, as atividades “proporcionaram a construção de conhecimento,
desenvolvimento socioemocional, escuta, diálogo e muita troca entre os alunos
em busca de um ambiente escolar mais acolhedor e pacífico”.
A psicóloga
Beatriz ressaltou que todas as ações foram acompanhadas “para proporcionar o
diálogo entre os alunos em busca do combate à prática de bullying e do
fortalecimento de vítimas. O setor de Psicologia do Anglo-CID está sempre de
portas abertas para acolher e auxiliar seus alunos”.
A diretora
Eulália Pires Fava acrescentou que as ações foram alinhadas com a Lei 14.811,
de 12 de janeiro de 2024, que estabelece a prática de bullying como crime e
institui que medidas nacionais de prevenção e combate à violência praticada
contra crianças e adolescentes sejam tomadas. “No caso da escola, estas medidas
são principalmente voltadas à conscientização sobre o problema, à prevenção de
situações e ao combate a tais práticas”.