Atividades de extensão: alunos de Psicologia da Unifadra desenvolvem trabalho com 3º ano do ensino médio da E.E. 9 de Julho em Dracena

Atividades de extensão: alunos de Psicologia da Unifadra desenvolvem trabalho com 3º ano do ensino médio da E.E. 9 de Julho em Dracena

Dentre as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos estão as técnicas de curtograma, identificação de interesses, tempestade de profissão e avaliação das escolhas profissionais.

 

Por Ass.Imp/Fundec

Estudantes do primeiro ano de Psicologia da Unifadra Dracena, sob orientação e supervisão das professoras Ma. Paloma E. Fava Felix e Ma. Fátima Simone, realizaram na Escola Estadual 9 de Julho, em Dracena, atividades de extensão que fazem parte dos conteúdos trabalhados nas disciplinas Psicologia do Desenvolvimento: Infância e Adolescência e Psicologia, Ciência e Profissão.

O trabalho dos acadêmicos consistiu em um diálogo com alunos do 3º ano do ensino médio e apresentação de técnicas reflexivas com o intuito de promover troca de experiências, vivências prazerosas e crescimento pessoal. Dentre as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos estão as técnicas de curtograma, identificação de interesses, tempestade de profissão e avaliação das escolhas profissionais.

A atividade possibilitou intervenções com o objetivo de abrir espaço para diálogos e reflexões sobre as vivências e experiências dos estudantes do 3º ano do ensino médio nesta etapa da vida, com o intuito de proporcionar autoconhecimento, autoestima e autonomia. Segundo relataram alguns estudantes participantes da atividade, o momento em que se encontram traz incertezas, inseguranças, medos e angústias relacionados aos estudos ou à futura profissão.

De acordo com a Profa. Ma. Fátima Simone, os participantes verbalizaram a importância do espaço para discutir dúvidas e inseguranças. “Fica cada dia mais evidente a necessidade de projetos que atendam com qualidade às necessidades da população a que nos referimos neste trabalho”, reforçou a professora.

Após a finalização das atividades na escola, os acadêmicos de Psicologia compartilharam suas experiências com os colegas de classe, momento de troca de conhecimentos que favorece o crescimento e contribui para a postura ética dos futuros profissionais.

 “O trabalho desenvolvido traz para a comunidade contribuições para a qualidade de vida e, para os acadêmicos, a construção de novos conhecimentos no contato direto com a realidade, fazendo com que eles articulem os conhecimentos teórico-metodológicos com a prática”, concorda a coordenadora do curso de Psicologia, Profa. Ma. Laizi dos Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *