`Avião ardia como o inferno’: os relatos de passageiros que fugiram de aeronave em chamas no Japão
'Avião ardia como o inferno': os relatos de passageiros que fugiram de aeronave em chamas no Japão
Aeronave da Japan Airlines colidiu com avião menor, que levaria insumos para região atingida pelo terremoto nesta segunda-feira (1º).
Por BBC
Primeiro
veio o choque quando o Airbus A350 que transportava 379 pessoas colidiu com
outro avião enquanto pousava em Tóquio.
Depois
vieram o calor e a fumaça enquanto o jato, que estava pegando fogo, acelerava
pela pista.
Então, o
instinto de sobrevivência das pessoas a bordo entrou em ação: eles lutaram para
fugir de uma cabine cheia de fumaça, sabendo que suas vidas dependiam dos
próximos segundos.
O fato de
todos a bordo do voo 516 da Japan Airlines terem saído com vida é
extraordinário. Especialistas dizem que uma evacuação perfeita e as novas
tecnologias desempenharam um papel importante para a sobrevivência dos
passageiros.
As pessoas
que estavam a bordo do segundo avião, uma aeronave menor da guarda costeira que
deveria entregar ajuda às vítimas do terremoto que atingiu o país nesta
segunda-feira (1º), não tiveram a mesma sorte.
Cinco delas
morreram, e o piloto ficou gravemente ferido.
Os investigadores
estão apurando o que aconteceu às 17h47, horário local do Japão, no aeroporto
de Haneda, e por que dois aviões estavam na pista ao mesmo tempo.
Por
enquanto, vídeos e depoimentos de passageiros pintam um quadro de alguns
minutos de terror. O passageiro sueco Anton Deibe, de 17 anos, descreveu o caos
após o impacto quando o Airbus A350 parou na pista.
“A
cabine inteira ficou cheia de fumaça em poucos minutos”, disse ele ao
jornal Aftonbladet, da Suécia.
“A
fumaça na cabine ardia como o inferno. Foi um inferno. Nós nos jogamos no chão.
Então as portas de emergência foram abertas e nos jogamos contra elas. Não
tínhamos ideia para onde estávamos indo, então corremos para fora. Foi um
caos.”
Ele, seus
pais e sua irmã conseguiram escapar ilesos do acidente.
Satoshi
Yamake, um passageiro de 59 anos, disse que sentiu que o avião “inclinou
para o lado, seguido de um grande solavanco” na colisão inicial.
Outro
passageiro, que preferiu não se identificar, descreveu um “solavanco, como
se a aeronave estivesse colidindo com alguma coisa ao pousar. Vi uma faísca do
lado de fora da janela e, de repente, a cabine estava cheia de fumaça”.
Um terceiro
passageiro relatou à rede Kyodo News que ouviu “um estrondo como se tivéssemos
batido em alguma coisa e subido no momento em que pousávamos”.
Trechos
desses momentos foram capturados por telefones celulares.
Alguns
passageiros gravaram o brilho vermelho de um motor ainda aceso enquanto o avião
parava. Outro filmou o interior, uma cortina de fumaça obscurecendo rapidamente
as lentes da câmera enquanto os passageiros gritavam e a tripulação de cabine
tentava orientar os próximos movimentos.
Uma
passageira disse que estava escuro a bordo quando o fogo se intensificou após o
pouso.
“Estava
esquentando dentro do avião e pensei, para ser sincera, que não sobreviveria”,
disse ela à emissora japonesa NHK.
Segundo
outro passageiro, o plano de fuga foi dificultado porque foi utilizado apenas
um conjunto de portas. “A tripulação falou que as portas de trás e do meio
não poderiam ser abertas. Então todos desembarcaram pela frente”, disse ele.
Imagens e
vídeos mostram o momento em que as pessoas começaram a pular nos escorregadores
infláveis do avião – algumas caindo em seu esforço para fugir de uma cabine em
chamas e correndo para ficarem seguras.
Nos vídeos,
ninguém aparece carregando bagagens de mão – um fator importante na rapidez com
que uma cabine foi liberada.
Alex
Macheras, analista de aviação, disse à BBC que a tripulação “foi capaz de
iniciar uma evacuação clássica” nos primeiros minutos cruciais após o impacto
com a outra aeronave.
O incêndio foi “isolado em uma área” do Airbus A350 durante os primeiros 90 segundos, permitindo-lhes uma breve janela de tempo para retirar todos da aeronave, analisa Macheras.
Ele disse
que a tripulação conseguiu entender claramente quais portas estavam longe das
chamas, razão pela qual as imagens mostram que nem todas as saídas estavam
abertas para a fuga.
Macheras
acrescentou que os passageiros podem atrapalhar o procedimento em caso de
pânico – por exemplo, tentando pegar suas malas nos armários.
O Airbus
A350 é um dos primeiros jatos comerciais feitos de materiais compósitos de
fibra de carbono – que parecem ter resistido bem à colisão inicial e ao
incêndio.
Tudo isso
ocorreu enquanto o fogo se espalhava rapidamente até engolir o avião. Imagens
mostram bombeiros lutando para conter o incêndio, quando a fuselagem da aeronave
começou a se partir em duas.
Satoshi
Yamake, passageiro, disse que, apesar de todo o caos, demorou cerca de cinco
minutos para todos saírem. “Vi que o fogo se espalhou em cerca de 10, 15
minutos”, acrescentou.
Tsubasa
Sawada, de 28 anos, afirmou que “foi um milagre, poderíamos ter morrido”.
Demorou
várias horas para que o fogo finalmente fosse extinto. Quatorze passageiros e
tripulantes tiveram ferimentos leves.
Horas após o acidente, Sawada tinha uma pergunta. “Quero saber por que isso aconteceu?”, questionou, acrescentando que não planejava embarcar em outro avião até obter a resposta.