Banco Central alerta sobre vazamento de quase 40 mil chaves Pix de clientes da 99Pay
Banco Central alerta sobre vazamento de quase 40 mil chaves Pix de clientes da 99Pay
Empresa afirmou que as chaves foram 'indevidamente acessadas em um incidente recente de segurança'. Segundo o BC, não foram expostos dados sensíveis, como senhas e outras informações sigilosas.
Por Darlan Helder, g1
O Banco
Central (BC) emitiu um comunicado nesta quarta-feira (10) alertando sobre o
vazamento de 39.088 chaves Pix de clientes do banco digital 99Pay.
O incidente
ocorreu entre os dias 26 de junho e 2 de julho de 2024 e, segundo o BC, não
foram expostos dados sensíveis, como senhas e outros dados sigilosos. Por isso,
a instituição considera o impacto desse vazamento como “baixo”.
Em nota
enviada ao g1, a 99 disse que as “chaves Pix foram indevidamente acessadas
em um incidente recente de segurança” e que o problema já foi resolvido. A
empresa também ressaltou que “não foi exposto nenhum dado
sensível”(leia o comunicado na íntegra ao final da reportagem).
“A
empresa já contatou seus usuários afetados, que representam cerca de 0,0003% de
sua base, para oferecer esclarecimentos e apoio”, completou.
Segundo a
apuração do BC, foram expostos nome de usuário, o CPF com máscara, a
instituição de relacionamento, o número da conta e da agência.
O Banco
Central disse que iniciou uma apuração do caso e que irá “aplicar medidas
sancionadoras previstas na regulação vigente”.
O que diz
a 99:
“A
99Pay informa que, lamentavelmente, dados associados a um número reduzido de
chaves Pix foram indevidamente acessados em um incidente recente de segurança,
já sanado. Não foi exposto nenhum dado sensível, como senhas, informações de
transações, saldos financeiros ou qualquer outra informação sigilosa bancária,
não acarretando, portanto, em perdas financeiras de qualquer tipo.
A empresa já
contatou seus usuários afetados, que representam cerca de 0,0003% de sua base,
para oferecer esclarecimentos e apoio. As demais pessoas que tiveram seus dados
acessados, devido ao incidente, serão notificadas exclusivamente por meio do
aplicativo, email ou pelo internet banking da sua própria instituição
financeira.
A 99Pay
reforça seu compromisso com a segurança, a privacidade de dados e o combate às
fraudes digitais como prioridade em todas as operações. Seus canais oficiais de
atendimento seguem à disposição para responder dúvidas e orientar os usuários
da melhor forma possível.”