Black Friday com Copa faz empresas apostarem em TVs grandes e smarts
Black Friday com Copa faz empresas apostarem em TVs grandes e smarts
Produto é um dos mais buscados no Google nas últimas semanas; Marcas relatam que a demanda aumentou desde setembro e que brasileiros estão mais exigentes sobre tecnologia e qualidade da tela.
Por Thais Matos, g1 25/11/2022 06h30 Atualizado há 8 horas
O varejo
tremeu quando soube que a Black Friday aconteceria no meio da Copa do Mundo
pela primeira vez. Mas a convergência das datas fez o ‘passe’ das televisões
aumentar este ano.
Como o
período de Copa costuma gerar demanda por novos televisores, Ilca Sierra,
vice-presidente de marketing e experiência da Via, definiu essa como a
“black da troca das telas” e disse que as lojas do grupo,
principalmente as Casas Bahia, estão com atenção especial para o estoque desses
produtos.
Do lado das
fabricantes, o planejamento começou ainda em 2021.
“Fizemos
um aumento gradual de nossas produções, sem gerar ‘gargalos’ para nossa fábrica
e demais consequências que um mal planejamento poderia causar”, conta
Bruno Morari, Diretor de Marketing e Produtos da TPV, dona de AOC e Philips.
Além do aumento da produção, houve também promoções espaçadas ao longo do ano para tentar amenizar um “acúmulo de procura” no período, diz Alexandre Gleb, gerente de produtos de TV da Samsung Brasil.
“Para
acomodar toda esta demanda, as marcas e seus parceiros varejistas têm
antecipado suas ofertas. Temos observado então um aumento na demanda por TVs
desde setembro, e o consumidor brasileiro tende a entrar neste movimento a cada
semana para comprar um novo televisor antes, para assistir aos jogos do Brasil
já com a TV instalada”, analisa.
As marcas
acreditam que o brasileiro vai querer, principalmente, aproveitar a ocasião
para trocar uma TV convencional por uma smart, que se conecta à internet. Por
isso, investiram nessa tecnologia mesmo em aparelhos menores e mais básicos.
Aposta no
‘premium’
De acordo
com o gerente da Samsung, o maior impulso de vendas nesta black + copa vem dos
produtos “premium”. “A preparação do consumidor é tanta e a
janela de oportunidade tão atrativa que pesquisas apontam a busca por algo
melhor, que vai durar por mais tempo – uma tecnologia mais nova, por
exemplo”, conta Gleb.
A aposta da
marca foi introduzir, no Brasil, o segmento de 55 polegadas na resolução 8K. E
a marca aposta que o crescimento seja voltados aos modelos 4K acima de 65″
A LG e a TPV
também embarcaram nessa. “O foco da LG é o segmento premium, focada em
mídia Oled. Mas também, nesse país tão plural que é o Brasil, obviamente temos
de 32 até 86 polegadas, com tecnologias mais simples e de entrada. Acreditamos
que a TV é o ponto central de produtos conectados dentro de casa”, diz
Cintia Viani, gerente de produtos TV da LG do Brasil.
Philips e AOC lançaram no Brasil, em outubro, produtos que já circulavam no mercado europeu, em tamanhos grandes, de 65 e 75 polegadas. As marcas também dizem que o consumidor está mais exigente quanto à tecnologia das telas, dando preferência às imagens limpas e de altíssima resolução. Ao invés do LED tradicional, tem aumentado a procura por Oled, Qled e Mini Led, por exemplo.
Um
levantamento do Google mostrou que os televisores foram os produtos com maior
crescimento de busca nos últimos dias, surfando a onda da estreia do Brasil no
Mundial.