Black Friday com Copa faz empresas apostarem em TVs grandes e smarts

Black Friday com Copa faz empresas apostarem em TVs grandes e smarts

Produto é um dos mais buscados no Google nas últimas semanas; Marcas relatam que a demanda aumentou desde setembro e que brasileiros estão mais exigentes sobre tecnologia e qualidade da tela.

Por Thais Matos, g1 25/11/2022 06h30  Atualizado há 8 horas

O varejo tremeu quando soube que a Black Friday aconteceria no meio da Copa do Mundo pela primeira vez. Mas a convergência das datas fez o ‘passe’ das televisões aumentar este ano.

Como o período de Copa costuma gerar demanda por novos televisores, Ilca Sierra, vice-presidente de marketing e experiência da Via, definiu essa como a “black da troca das telas” e disse que as lojas do grupo, principalmente as Casas Bahia, estão com atenção especial para o estoque desses produtos.

Do lado das fabricantes, o planejamento começou ainda em 2021.

“Fizemos um aumento gradual de nossas produções, sem gerar ‘gargalos’ para nossa fábrica e demais consequências que um mal planejamento poderia causar”, conta Bruno Morari, Diretor de Marketing e Produtos da TPV, dona de AOC e Philips.

Além do aumento da produção, houve também promoções espaçadas ao longo do ano para tentar amenizar um “acúmulo de procura” no período, diz Alexandre Gleb, gerente de produtos de TV da Samsung Brasil.

“Para acomodar toda esta demanda, as marcas e seus parceiros varejistas têm antecipado suas ofertas. Temos observado então um aumento na demanda por TVs desde setembro, e o consumidor brasileiro tende a entrar neste movimento a cada semana para comprar um novo televisor antes, para assistir aos jogos do Brasil já com a TV instalada”, analisa.

As marcas acreditam que o brasileiro vai querer, principalmente, aproveitar a ocasião para trocar uma TV convencional por uma smart, que se conecta à internet. Por isso, investiram nessa tecnologia mesmo em aparelhos menores e mais básicos.

 

Aposta no ‘premium’

De acordo com o gerente da Samsung, o maior impulso de vendas nesta black + copa vem dos produtos “premium”. “A preparação do consumidor é tanta e a janela de oportunidade tão atrativa que pesquisas apontam a busca por algo melhor, que vai durar por mais tempo – uma tecnologia mais nova, por exemplo”, conta Gleb.

A aposta da marca foi introduzir, no Brasil, o segmento de 55 polegadas na resolução 8K. E a marca aposta que o crescimento seja voltados aos modelos 4K acima de 65″

A LG e a TPV também embarcaram nessa. “O foco da LG é o segmento premium, focada em mídia Oled. Mas também, nesse país tão plural que é o Brasil, obviamente temos de 32 até 86 polegadas, com tecnologias mais simples e de entrada. Acreditamos que a TV é o ponto central de produtos conectados dentro de casa”, diz Cintia Viani, gerente de produtos TV da LG do Brasil.

Philips e AOC lançaram no Brasil, em outubro, produtos que já circulavam no mercado europeu, em tamanhos grandes, de 65 e 75 polegadas. As marcas também dizem que o consumidor está mais exigente quanto à tecnologia das telas, dando preferência às imagens limpas e de altíssima resolução. Ao invés do LED tradicional, tem aumentado a procura por Oled, Qled e Mini Led, por exemplo.

Um levantamento do Google mostrou que os televisores foram os produtos com maior crescimento de busca nos últimos dias, surfando a onda da estreia do Brasil no Mundial.

 

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