Com mais de 2 mil casos positivos e três mortes, Osvaldo Cruz inicia nebulização para frear o mosquito da dengue
Com mais de 2 mil casos positivos e três mortes, Osvaldo Cruz inicia nebulização para frear o mosquito da dengue
Segundo o poder público, a ação começou no bairro Promorar e nesta sexta-feira, (24), os trabalhos continuarão na mesma região da cidade.
Por Carlos Volpi
Com mais de 2 mil casos positivos e três mortes confirmadas, a cidade de Osvaldo Cruz-SP, iniciou nesta quinta-feira, (23), a nebulização costal para frear o mosquito da dengue na fase adulta.
Segundo o poder público, a ação é voltada no bairro Promorar. Nesta sexta-feira, (24), os trabalhos irão continuar na mesma região da cidade.
Os casos positivos de dengue na cidade subiram para 2.030 positivos nesta quinta-feira, (23), um aumento de 146 novos casos. Na quarta-feira, (22), eram 1.884.
No município ainda há 350 pessoas com sintomas da doença que aguardam os resultados de exames, além de 376 munícipes que testaram negativo.
A Santa Casa informou que há 11 pacientes internados por dengue.
A Prefeitura de Osvaldo Cruz informou que as equipes estão percorrendo as ruas, espaços públicos e quintais das casas para aplicação do veneno e ao mesmo tempo, retirando os objetos que possam servir de criadouro.
A Vigilância Epidemiológica do município ressalta a importância da participação da população no combate à dengue, mantendo os quintais limpos e livres de objetos que possam acumular água parada.
Conforme a Prefeitura de Osvaldo Cruz, cerca de 700 colaboradores estão empenhados no combate à dengue, incluindo profissionais de saúde, serviços e operações urbanas e educação.
Ainda de acordo com o poder público, 10 agentes de controle de vetores e agentes comunitários de saúde estão realizando busca ativa nos bairros de toda à cidade, além dos 200 colaboradores das frentes de trabalho que realizam a retirada de materiais que possam acumular água e aplicam larvicida em ralos e objetos que possam servir como criadouro.
Atendimento a dengue
A população pode contar com 8 postos de saúde espalhados pela cidade. As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares, que recebem os pacientes com sintomas da dengue.
Além disso, conforme a prefeitura, foi aberta uma unidade de apoio no Centro de Pediatria com equipe de profissionais para atender de segunda a sexta-feira das 12h às 20h e aos sábados e domingos das 8h às 12h.
O município implantou o programa de caçambas comunitárias em 15 pontos diferentes para que a população descarte corretamente restos de construção, podas de árvores e móveis velhos.