Com mínimas abaixo dos 10°C, ao menos 5 capitais devem ter recorde de frio no fim de semana

Com mínimas abaixo dos 10°C, ao menos 5 capitais devem ter recorde de frio no fim de semana

Regiões do Sul e do Sudeste podem ter geada. Frio devem avançar por todo o país, chegando até a região Norte.

Por Júlia Carvalho, g1

A nova onda de frio que avança pelo Brasil deve fazer com que as temperaturas despenquem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Segundo a Climatempo, ao menos cinco capitais devem ter recorde de frio neste fim de semana. (veja mais detalhes abaixo)

 

🌡️🥶As capitais que podem ter recorde de baixas temperaturas são:

Curitiba

Florianópolis

São Paulo

Rio de Janeiro

Campo Grande

 

Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, destaca que nas capitais do Sul as menores marcas devem ser registradas já neste sábado (10). Já no Sudeste, o frio mais intenso deve acontecer no domingo (11).

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas podem ter queda de até 5°C nos próximos dias no Sul, em boa parte do Sudeste e do Centro-Oeste.

Nesta sexta-feira (9), a massa de ar deve se deslocar para o interior do Centro-Oeste, todo o estado de São Paulo e Triângulo Mineiro.

No fim de semana, a expectativa é que o ar frio avance ainda mais pelo país, chegando até a região Norte. Há previsão de geada para o Sul e para alguns estados do Sudeste.

 

Recorde de frio

Além de gerar recordes nas mínimas, a onda de frio também deve baixar as temperaturas máximas que devem ser registradas nos próximos dias.

 

Veja como fica o tempo nas capitais com previsão de recorde de temperatura:

 

Rio de Janeiro

A capital fluminense pode registrar a menor mínima e menor máxima do ano. No sábado, a previsão é de máxima de 19ºC, o que seria a menor marca do ano. Já no domingo, a mínima pode ser de 12ºC, também a menor de 2024. A última vez que o Rio de Janeiro teve uma máxima menor ou igual a 19ºC foi em julho de 2017.

 

São Paulo

Em São Paulo, o frio intenso deve fazer com que o recorde de menor mínima seja quebrado. A previsão para domingo é de 7ºC. A menor mínima do ano até agora foi de 10,4ºC.

 

Curitiba

Em Curitiba, a expectativa é que a mínima fique na casa dos 2ºC no fim de semana. Caso se confirme, pode ser a menor marca do ano.

 

Florianópolis

Em Florianópolis, a previsão é de mínima de 6ºC para este sábado. A menor mínima do ano na capital até o momento é de 6,5ºC.

 

Campo Grande

Em Campo Grande, a menor mínima do ano foi 9ºC, registrada em julho. Para este sábado, a previsão é de mínima de 6ºC, o que estabeleceria um novo recorde.

🌨️Os meteorologistas também explicam que o deslocamento lento da onda de frio deve favorecer as mínimas noturnas. O comportamento não é comum, uma vez que, geralmente, as mínimas acontecem entre a madrugada e o início da manhã.

 

Chance de geada

Além da queda nas temperaturas, o ar frio também aumenta a chance de geada e de precipitações invernais em áreas do Sul e também do Sudeste e Centro-Oeste. Segundo o Inmet, a tendência de geada deve acompanhar a evolução do ar frio e seco.

No domingo (11), a previsão é de geada generalizada em grande parte da região Sul. O fenômeno também pode acontecer no centro-leste e sul do Mato Grosso do Sul, boa parte do estado de São Paulo, em parte de Minas Gerais e região serrana do Rio de Janeiro.

❄️Não está descartada a possibilidade de neve em pontos isolados das regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina entre sexta e sábado.

 

Friagem no Norte

Com força o suficiente para avançar de forma continental, a massa de ar frio deve chegar até o Norte do país, causando o fenômeno conhecido como friagem.

➡️A friagem é um fenômeno bastante comum no inverno e provoca uma alteração brusca nas condições meteorológicas, levando à queda da temperatura. Ela traz sensações térmicas mais baixas do que o habitual para regiões que são normalmente quentes e úmidas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *