Derrota elimina? Vitória embola grupo? Veja contas do Corinthians para sobreviver na Libertadores

Derrota elimina? Vitória embola grupo? Veja contas do Corinthians para sobreviver na Libertadores

Timão perdeu dois dos três jogos que fez no torneio e, nesta quarta, joga em Buenos Aires.





Por Redação do ge — São Paulo 24/05/2023 06h00 - Atualizado há uma hora

A torcida Corinthians costuma chamar algumas partidas de “jogo da vida”.

Nesta quarta-feira, em Buenos Aires, pela quarta rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores, o Timão terá um destes casos em disputa às 21h30 (de Brasília), diante do Argentinos Juniors.

Com só três pontos em três rodadas (uma vitória contra o Liverpool-URU e derrotas em casa para Argentinos Juniors e Del Valle), o Corinthians pode deixar o estádio Diego Armando Maradona em situação bem adversa em caso de nova derrota para o Argentinos, que na Arena triunfou por 1 a 0.

Isso acontece caso, mais cedo, às 19h, o Independiente Del Valle vença o Liverpool-URU por qualquer placar. Nesta simulação pouco otimista para os corintianos, o Argentinos iria a dez pontos, enquanto o Del Valle chegaria a nove. O Liverpool, neste caso, seguiria em último com um ponto.

A tabela ficaria assim: Argentinos (10), Del Valle (9), Corinthians (3) e Liverpool (1).

Com duas rodadas derradeiras, o Corinthians ainda poderia chegar a nove pontos caso vença o mesmo Del Valle no Equador e depois derrote o Liverpool-URU na Neo Química Arena. 

Para garantir a segunda posição, porém, o Del Valle não poderia mais pontuar no torneio – a equipe fecha a sua participação na fase de grupos contra o Argentinos, em Quito.

 

Os jogos do Timão:

24 de maio – Argentinos Juniors (Fora)

7 de junho – Independiente del Valle (Fora)

28 de junho – Liverpool-URU (Casa)

 

Grupo pode embolar

Uma vitória no jogo desta quarta-feira, porém, pode encher de esperança o peito do corintiano.

O Timão iria a seis pontos, apenas um a menos que o atual líder Argentinos Juniors. A diferença para o Del Valle dependerá do resultado do jogo de mais cedo: o time de Quito pode ir a nove se vencer, chegar aos sete se empatar ou estacionar nos mesmos seis se perder, permitindo ao Liverpool ir a quatro pontos.

Neste último cenário, o grupo ficaria embolado: Argentinos (7), Del Valle e Corinthians (6) e Liverpool (4). A decisão das vagas ficaria para as próximas duas rodadas.

Um empate leva o Timão a quatro pontos, com o Argentinos indo a oito. Neste caso, o Del Valle pode assumir a liderança se vencer, ou seguir em segundo se empatar ou perder. O Liverpool chegaria aos mesmos quatro pontos do Timão em caso de vitória contra a equipe equatoriana.

 

Timão só depende do…Timão

Embora difícil, o Corinthians depende apenas de si: caso ganhe os três confrontos que lhe restam, garantirá vaga na próxima fase com os 12 pontos conquistados.

Vale lembrar que o terceiro colocado do grupo vai para a Copa Sul-Americana, entrando em mata-mata anterior às oitavas de final.

A única vez que o Timão caiu na fase de grupos do torneio sul-americano foi em 1977 – o clube ainda acumula duas eliminações na pré-Libertadores, em 2011 e 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *