Entidades alertam para cuidados em compras durante a Black Friday
Entidades alertam para cuidados em compras durante a Black Friday
Consumidor deve evitar compras por impulso e sem planejamento.
Publicado por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil - São Paulo
Por conta da
Black Friday, que ocorre na última sexta-feira do mês de novembro, o comércio
apresenta ofertas e condições especiais de pagamento aos consumidores, que
podem durar até o mês inteiro. Para evitar compras desnecessárias e que
ultrapassem o orçamento, a organização Akatu aponta que é importante estar
alerta para compras por impulso e sem planejamento, que podem comprometer o
orçamento familiar.
Segundo a
entidade, que propõe reflexões sobre consumo consciente, é ótimo para o
consumidor aproveitar as promoções de produtos de que realmente precisa, mas é
preciso evitar cair em tentações que sejam prejudiciais para ele, para a
sociedade e para o meio ambiente. O Akatu ressalta que empresas e comerciantes
conseguem induzir o consumidor a comprar com estímulos que eles nem registram
conscientemente.
Para evitar
o consumo induzido pelo comércio, a farmacêutica Fernanda Souza contou que
evita a busca por informação comercial. “Tento evitar olhar propaganda, tento
evitar exposição à propaganda para não me induzir a um consumo, porque o
marketing sabe trabalhar muito bem para nos induzir a uma compra que você não
precisa. Então, eu tento fugir mesmo.” Diante disso, a relação dela com a Black
Friday é de distância.
“Eu tento não cair numa cilada nunca, eu tento sempre seguir firme na minha decisão de comprar aquilo que eu preciso e quando realmente eu preciso. Se dá pra esperar, se é uma roupa que ainda dá pra esperar mais um período, eu espero. Se é algum outro item de cosmético, se não é extremamente essencial, eu aguardo. Tudo pensando no planejamento familiar e no consumo que a gente já tem aqui em casa, que é enorme, com relação ao cuidado com os filhos”, acrescentou.
O diretor de
atendimento do ProconSP, Rodrigo Tritapepe, alerta que muitas dívidas são
adquiridas após uma concessão de crédito ou cartão de crédito ao consumidor.
“A
facilidade do crédito faz com que ele adquira produtos e serviços, muitas
vezes, ocasionando um descontrole, levando ao endividamento”, disse.
Ele pontuou
etapas para que os consumidores avaliem suas compras: ter condições financeiras
para pagar as parcelas ou mesmo o produto com um grande desconto; avaliar a
necessidade daquela aquisição; fazer uma busca da média de preço de mercado
para identificar reais boas oportunidades; e procurar um fornecedor de sua
confiança.
“Ele vai precisar ter certeza de que, naquele
período, aquela oferta está sendo de verdade uma condição especial. Para isso,
existem sites de monitoramento de preços que fazem isso. Uma busca rápida pela
internet você vai encontrar sites que podem fazer uma pesquisa, por exemplo, de
seis meses da variação do preço”, orientou.
Se o
consumidor tiver problemas com as compras, ele orienta que procure inicialmente
o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa e faça o registro. Caso
não seja solucionado, procurar o Procon. Com a demanda registrada no Procon, a
empresa tem dez dias para resolver o problema. Sem solução no órgão, o
consumidor pode procurar o Judiciário como última via, pleiteando seu direito
em uma ação, conforme orientou Tritapepe.
A professora
Cíntia Faccini não pretende comprar nada específico nesta Black Friday. “Não
acho necessariamente importante, porque com tempo e paciência é possível
encontrar muitos itens mais baratos em outras épocas também. Mas acho
interessante, porque geralmente é possível comprar com um bom desconto, em uma
época certa”, contou.
Ela também
evita o acesso a propagandas neste período para comprar apenas o necessário.
“Evito ficar olhando os sites e anúncios, do contrário sempre compro alguma
coisa não planejada, só porque estava barato”, relatou. Para evitar cair em
propagandas enganosas sobre promoções, ela afirma que faz pesquisa de preços
antes de efetivar compras.
Edição:
Juliana Andrade