Estudantes de Pedagogia da Unifadra vivenciam o ensino de Ciências com ênfase experimental
Estudantes de Pedagogia da Unifadra vivenciam o ensino de Ciências com ênfase experimental
A atividade teve como base o modelo socrático e o ensino por investigação, que instiga o estudante a explorar, questionar e descobrir, estimulando a autonomia no aprendizado científico.
Por Ass.Imp/Fundec
Na
disciplina de “Fundamentos e Metodologias de Ciências”, os estudantes
do 6º termo do curso de Pedagogia da Unifadra Dracena participaram de uma
atividade prática voltada para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas
para o ensino de Ciências.
Segundo a
Profa. Dra. Priscilla Aparecida Tartari Pereira, que orientou os alunos, “nosso
objetivo era enfatizar a importância da experimentação e da investigação no
ensino de Ciências, além de preparar nossos estudantes com ferramentas
metodológicas e práticas para despertar o interesse científico em seus futuros
alunos, para introduzi-los à alfabetização e ao letramento científico”.
A turma foi
incentivada a criar protocolos de experimentos que pudessem ser aplicados em
sala de aula, incluindo o passo a passo de cada experimento e instruções para
conduzir os alunos do ensino fundamental em processos de questionamento e
observação dos fenômenos científicos.
A atividade
teve como base o modelo socrático e o ensino por investigação, que instiga o
estudante a explorar, questionar e descobrir, estimulando a autonomia no
aprendizado científico. Os alunos foram divididos em grupos, vivenciando a
prática de conduzir experimentos que, segundo a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC), são específicos para os primeiros anos do ensino fundamental.
A
coordenadora do curso de Pedagogia Profa. Dra. Lívia Raposo Bardy Ribeiro Prado
ressaltou que essa vivência prática representa um passo importante para os
estudantes de Pedagogia, além de ser “uma possibilidade significativa de
exemplo sobre como deve ser o processo educacional, pautado em uma postura
ativa por parte dos estudantes”.