Faça contas: o que o São Paulo precisa para se classificar na última rodada do Paulista

Faça contas: o que o São Paulo precisa para se classificar na última rodada do Paulista

Tricolor encara o Ituano, fora de casa, e fica de olho nos jogos de Novorizontino e São Benardo.

Por João Pedro Brandão e Bruno Giufrida — São Paulo

O São Paulo chega à última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista ainda sem lugar nas quartas de final do torneio. Apesar da liderança do grupo D, a classificação para os mata-matas ainda não está garantida, já que tanto Novorizontino, quanto São Bernardo podem ultrapassar o Tricolor na ultima rodada.

No momento, o grupo D tem o São Paulo na liderança com 19 pontos e sete gols de saldo, Novorizontino em segundo com os mesmos 19 pontos, mas com quatro gols de saldo e o São Bernardo em terceiro com 18 pontos. Todos têm cinco vitórias, o primeiro critério de desempate – o saldo de gols é o segundo.

Portanto, as três equipes têm chance não só de classificação, mas também de terminar na liderança do grupo.

Diante deste cenário, a partida contra o Ituano, no Novelli Júnior em Itu, ganhou contornos dramáticos e, para afastar qualquer risco, o São Paulo precisa de uma vitória, que o garantiria na fase de mata-mata independentemente dos jogos dos demais times do grupo.

Uma vitória contra o Ituano muito provavelmente garantiria ao Tricolor também a primeira colocação do grupo, já que para ultrapassar o São Paulo, o Novorizontino precisa vencer sua partida contra a Portuguesa e tirar a diferença de três gols de saldo.

Caso o Tricolor empate a partida contra o Ituano, começará a depender dos resultados das partidas de Novorizontino, que recebe a Portuguesa em casa, e São Bernardo, que enfrentará o já eliminado Mirassol, no interior paulista.

Isso porque, se ambos os rivais do grupo conquistarem uma vitória, o São Paulo será ultrapassado pelos dois e não seguirá na competição.

Por fim, uma derrota colocaria o Tricolor num cenário muito desfavorável, já que uma vitória do São Bernardo e um empate do Novorizontino eliminaria o São Paulo.

Contra o Ituano, o São Paulo contará com o retorno de Jonathan Calleri, a referência do ataque, que estava suspenso contra o Palmeiras. Entretanto, não poderá escalar Pablo Maia, que recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso para a partida.

 

Possíveis cenários após a última rodada:

Caso o São Paulo vença e garanta a primeira colocação do grupo, enfrentará Novorizontino ou São Bernardo nas quartas de final em partida única no Morumbis.

Se o Tricolor não sair do empate com o Ituano e ambos os concorrentes do grupo D vencerem, o São Paulo está eliminado. No caso de apenas Novorizontino vencer, um empate ou uma derrota do São Bernardo eliminam a equipe do ABC, e o Tricolor enfrentará o Novorizontino nas quartas de final em Novo Horizonte.

O cenário acima se repete no caso de derrota são-paulina e empate do Novorizontino. O São Bernardo se classifica apenas em caso de vitória ou empate com o Tricolor perdendo por pelo menos três gols de diferença.

Vale destacar que uma vitória tricolor é importante não apenas para assegurar a classificação sem depender dos demais resultados, mas também para alcançar uma melhor classificação geral, já que os pontos da primeira fase são somados aos conquistados nas quartas de final, para determinar o mando de jogo na semifinal. O mesmo acontece com a pontuação da semifinal para definir a ordem dos jogos da final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *