Frio diminui no Brasil no fim de semana

Frio diminui no Brasil no fim de semana





19/05/2023 às 04:17

A forte massa de ar frio de origem polar que começou a atuar sobre o Brasil na semana passada vai enfraquecer neste fim de semana, depois de 10 madrugadas consecutivas de temperaturas negativas no Sul do Brasil.

A presença de um grande ciclone extratropical na costa do Sul e do Sudeste ajudou a represar o ar gelado no interior do Brasil. Mas este ciclone se afasta de vez para alto mar nesta sexta-feira. Isto vai permitir que o ar frio mais intenso escoe do continente para o mar. A diminuição do ar frio vai facilitar a elevação da temperatura no centro-sul do Brasil no período noturno e as madrugadas vão ficar menos frias no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste.

Este aumento da temperatura será sentido já na madrugada do sábado, mas principalmente no domingo. As tarde também ficam mais quentinhas no Sudeste

 

Décimo dia gelado no Brasil

Esta sexta-feira, 19 de maio, está sendo o décimo dia consecutivo de temperatura negativa no Brasil. Até às 3 horas, a mínima estava em -2,1°C em Bom Jardim da Serra/Comunidade 15 dias, na serra catarinense, pela medição do Epagri-Ciram, mas ainda em declínio.  O recorde atual de menor temperatura no Brasil em 2023 é de -3,4°C, no dia 18 de maio, em Bom Jardim da Serra/Comunidade 15 dias.

A longa sequência de madrugadas geladas no Sul do Brasil é provocada pela permanência de uma massa de ar frio, de origem polar, que ficou retida nos últimos dias no interior do país. Esse ar muito frio e seco tem inibido a formação de nuvens e o céu limpo, também durante o período noturno, tem ajudado a esfriar o ar durante a madrugada. O resultado são as baixas temperaturas dos últimos 10 dias no Sul e no Sudeste. 

A temperatura na Serra da Mantiqueira tem ficou muito perto de 0°C nos últimos dias, com mínimas entre 0°C e 1°C em Monte Verde (MG) e em torno de 2°C em Campos do Jordão (SP) e em Maria da Fé (MG). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *