Fundec investe em tecnologia de ponta para suas unidades escolares utilizando inteligência artificial

Fundec investe em tecnologia de ponta para suas unidades escolares utilizando inteligência artificial

A aplicação da plataforma Visual Class NET nas escolas mantidas pela Fundec é fruto de uma importante parceria com a Caltech Tecnologia, empresa especializada em inovações educacionais.

Por Ass.Imp/Fundec

Os alunos dos colégios Anglo-CID e Maxi Dracena que estão prestando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm seu preparo aprimorado por processos de avaliação e melhoria contínua com o apoio da inteligência artificial.

A aplicação da plataforma Visual Class NET nas escolas mantidas pela Fundec é fruto de uma importante parceria com a Caltech Tecnologia, empresa especializada em inovações educacionais.

São várias as aplicações da inteligência artificial neste processo, começando com a elaboração de questões inéditas e personalizadas, que agregam ao estudo do conteúdo por parte dos alunos. O Visual Class NET oferece também a rara funcionalidade de correção de questões discursivas e subjetivas, além de ter como destaque a ferramenta de análise de desempenho.

Conforme explica o diretor da Caltech, Celso Tatizana, a plataforma fornece relatórios precisos sobre quais habilidades precisam ser reforçadas para que o aluno chegue ao desempenho máximo. “Ela também impulsiona a capacidade docente, porque o professor tem gráficos sobre quais pontos os alunos não estão assimilando e, assim, usam a IA para fazer uma intervenção pedagógica, uma melhoria do próprio método”, conta. Desta forma, a aplicação sistemática da plataforma otimiza o ensino e o desempenho dos estudantes.

Parceiro da Fundec há mais de 25 anos, Tatizana também é consultor em Educação e Inteligência Artificial com ações destinadas à Unifadra. Sua experiência inclui ainda o trabalho em Coruripe/AL, município que obteve o melhor desempenho nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com nota 9,7.

“Hoje, quase três décadas após sua primeira ação visionária de inovação tecnológica a favor de uma nova educação, a Fundec chega ao seu mais alto patamar de referência  nacional. Como instituição educacional, a Fundec mantém suas unidades Colégio Anglo-CID, CEP/UME e Unifadra dentro de um ambiente mais adequado neste novo milênio, com novas metodologias de ensino e aprendizagem, novas tecnologias e atualmente com a utilização da mais nova ferramenta mundial: a inteligência artificial (IA), com sequência de desenvolvimento interno por nossos profissionais da área de TI e professores. Os momentos durante e pós-pandemia nos determinaram investimentos ainda maiores e mais rápidos, alavancando uma educação que se mostrava superada já no século XX. Com a nossa experiência e os nossos resultados, caminhamos a passos largos e firmes na pesquisa de novas soluções, certos de que podemos colaborar com o país nos sérios problemas educacionais que enfrenta, especialmente a falta de professores qualificados para as redes pública e privada”, finaliza o diretor executivo da Fundec, Edson Kai. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *