Geraldo Alckmin, vice de Lula, é anunciado como ministro da Indústria e Comércio

Geraldo Alckmin, vice de Lula, é anunciado como ministro da Indústria e Comércio

Lula voltará a ter seu vice na equipe ministerial; nos mandatos anteriores do petista, vice-presidente José Alencar ocupou ministério da Defesa; Presidente eleito chegou a convidar o empresário Josué Gomes, que recusou o cargo.

Por Guilherme Mazui, g1 — Brasília 22/12/2022 11h41  Atualizado há 19 minutos

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou na quinta-feira (22) que terá o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), como titular do Ministério da Indústria e Comércio. A pasta será recriada pelo governo que começa em 1º de janeiro.

Disposto a reverter o processo de desindustrialização do país e a impulsionar a geração de empregos, Lula chegou a convidar o empresário Josué Gomes, filho de José Alencar, para o cargo, porém ele declinou.

A escolha final foi Alckmin, ex-governador de São Paulo, principal polo da economia brasileira e experiente administrador público. O vice coordenou a equipe de transição de Lula.

Com a definição, Lula repete a fórmula de ter seu vice-presidente na equipe ministerial. Vice nos mandatos anteriores, José Alencar foi ministro da Defesa durante parte dos mandatos anteriores do petista.

 

Perfil

Um dos fundadores do PSDB, Geraldo Alckmin, de 70 anos de idade, deixou o partido no final de dezembro de 2021, após mais de três décadas. Na ocasião, afirmou que era um “tempo de mudança” e “hora de traçar um novo caminho”.

Formado em medicina, ele ingressou na política há 50 anos e, neste período, atuou em diversas funções: foi vereador, prefeito de Pindamonhangaba, deputado estadual, deputado federal, vice-governador e governador de São Paulo.

Alckmin disputou a Presidência da República duas vezes. Em 2006, quando perdeu no segundo turno para o ex-presidente Lula, e em 2018, quando ficou na quarta colocação, atrás de Jair Bolsonaro, Fernando Haddad e Ciro Gomes.

A migração de Alckmin para o PSB, neste ano, e o aceite para compor a chapa com Lula estiveram entre os principais acontecimentos da campanha eleitoral de 2022. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e o ex-governador do estado Marcio França (PSB) foram os principais articuladores da aliança entre Alckmin e Lula. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *