GP de Abu Dhabi: Pérez lidera último treino livre de 2022
GP de Abu Dhabi: Pérez lidera último treino livre de 2022
Mexicano da RBR saiu na frente de Verstappen e Hamilton em uma sessão marcada por equilíbrio, apesar de maior vantagem da equipe austríaca com pneus macios
Por Redação ge — Yas Marina, Abu Dhabi 19/11/2022 08h33 Atualizado há 35 minutos
O último
treino livre do GP de Abu Dhabi e de 2022, neste sábado, teve Sergio Pérez como
o mais rápido ao registrar 1m24s982 – 0s1 à frente de Max Verstappen e tendo
Lewis Hamilton em terceiro lugar. Porém, também foi uma mostra equilibrada de
força entre RBR, Mercedes e Ferrari, mesmo com a variação entre os pneus macios
e médios em boa parte do tempo e com a escuderia italiana perdendo força já no
fim dos 60 minutos.
Os 20
minutos iniciais tiveram apenas Mercedes e Ferrari na pista, e a escuderia
italiana ainda sofreu com alto desgaste dos pneus – seu calcanhar de Aquiles em
2022 – já perto da bandeirada. A sessão foi interrompida uma vez com uma
bandeira vermelha, para a remoção de uma carenagem da AlphaTauri de Pierre
Gasly. Hamilton está sendo investigado por não desacelerar sob a sinalização.
A
aproximação à pista foi mais tímida nessa sessão livre final de 2022. Levou
pelo menos sete minutos até finalmente Sainz anotar a volta mais rápida, de
1m27s821 nos pneus macios – com apenas outros dois pilotos em pista.
A dupla
ainda reduziu seu tempo em 1s, com os compostos médios. Depois, com poucos
carros na pista, foi a vez das Mercedes darem uma mostra de velocidade ao
superar as Ferraris; primeiro Russell e depois Hamilton, com o heptacampeão
abrindo 0s8 sobre a marca de Sainz – adotando os macios.
A Ferrari
manteve os compostos de faixa amarela em sua dupla, e não ficou tão atrás –
Leclerc saiu na frente do colega e chegou a 0s055 da volta rápida de Hamilton.
Depois, foi a vez de Pérez também usar a borracha média e bater a marca do
heptacampeão em 0s1.
A sessão foi
interrompida uma vez, na metade, para a remoção de uma carenagem do carro de
Gasly após o francês passar por cima de uma zebra. Hamilton entrou na mira dos
comissários por não desacelerar sob a sinalização, lance que será investigado
após o treino.
A dupla
ainda reduziu seu tempo em 1s, com os compostos médios. Depois, com poucos
carros na pista, foi a vez das Mercedes darem uma mostra de velocidade ao
superar as Ferraris; primeiro Russell e depois Hamilton, com o heptacampeão
abrindo 0s8 sobre a marca de Sainz – adotando os macios.
A Ferrari
manteve os compostos de faixa amarela em sua dupla, e não ficou tão atrás –
Leclerc saiu na frente do colega e chegou a 0s055 da volta rápida de Hamilton.
Depois, foi a vez de Pérez também usar a borracha média e bater a marca do
heptacampeão em 0s1.
A sessão foi
interrompida uma vez, na metade, para a remoção de uma carenagem do carro de
Gasly após o francês passar por cima de uma zebra. Hamilton entrou na mira dos
comissários por não desacelerar sob a sinalização, lance que será investigado
após o treino.
Mesmo assim,
o heptacampeão voltou a sair na frente dos rivais, superando o tempo de Pérez
em apenas 0s037 ainda nos compostos macios. Russell chegou a dominar a tabela
no terço final do treino, pouco antes de Hamilton retomar a ponta e Pérez sair
na frente dos dois novamente.
Adotando os
pneus macios, a RBR disparou a frente: o mexicano ampliou timidamente a
vantagem, para 2s e, nos minutos finais, já tinha Verstappen em seu flanco.
Sem
pressa
As RBRs
levaram quase metade do tempo para aparecerem na pista. Primeiro foi Pérez, já
registrando sua primeira volta passados 20 minutos no cronômetro. E com médios,
restando 33 minutos para a bandeirada, o mexicano superou a marca de Hamilton anotando
1m25s861.
O atual
bicampeão Verstappen só deixou os boxes quando faltavam 25 minutos de treino e
quase todos os seus rivais já estavam de volta à garagem. Ele anotou o terceiro
melhor tempo da disputa, se manteve entre os cinco primeiros ao longo do
restante da sessão e terminou em segundo lugar, embora tenha tido problemas com
as zebras e excedeu os limites da pista em alguns pontos.
Leve
susto
No começo da sessão, Norris chegou a ter problemas durante o treino, relatando que havia fogo saindo de seus freios. A McLaren confirmou o dano, que não se estendeu. Mas o britânico não foi o único; pouco tempo depois, Vettel se queixou da mesma ocorrência em sua Aston Martin. De igual modo, sem grandes consequências.