GP de Abu Dhabi: Pérez lidera último treino livre de 2022

GP de Abu Dhabi: Pérez lidera último treino livre de 2022

Mexicano da RBR saiu na frente de Verstappen e Hamilton em uma sessão marcada por equilíbrio, apesar de maior vantagem da equipe austríaca com pneus macios

Por Redação ge — Yas Marina, Abu Dhabi 19/11/2022 08h33  Atualizado há 35 minutos

O último treino livre do GP de Abu Dhabi e de 2022, neste sábado, teve Sergio Pérez como o mais rápido ao registrar 1m24s982 – 0s1 à frente de Max Verstappen e tendo Lewis Hamilton em terceiro lugar. Porém, também foi uma mostra equilibrada de força entre RBR, Mercedes e Ferrari, mesmo com a variação entre os pneus macios e médios em boa parte do tempo e com a escuderia italiana perdendo força já no fim dos 60 minutos.

Os 20 minutos iniciais tiveram apenas Mercedes e Ferrari na pista, e a escuderia italiana ainda sofreu com alto desgaste dos pneus – seu calcanhar de Aquiles em 2022 – já perto da bandeirada. A sessão foi interrompida uma vez com uma bandeira vermelha, para a remoção de uma carenagem da AlphaTauri de Pierre Gasly. Hamilton está sendo investigado por não desacelerar sob a sinalização.

A aproximação à pista foi mais tímida nessa sessão livre final de 2022. Levou pelo menos sete minutos até finalmente Sainz anotar a volta mais rápida, de 1m27s821 nos pneus macios – com apenas outros dois pilotos em pista.

A dupla ainda reduziu seu tempo em 1s, com os compostos médios. Depois, com poucos carros na pista, foi a vez das Mercedes darem uma mostra de velocidade ao superar as Ferraris; primeiro Russell e depois Hamilton, com o heptacampeão abrindo 0s8 sobre a marca de Sainz – adotando os macios.

A Ferrari manteve os compostos de faixa amarela em sua dupla, e não ficou tão atrás – Leclerc saiu na frente do colega e chegou a 0s055 da volta rápida de Hamilton. Depois, foi a vez de Pérez também usar a borracha média e bater a marca do heptacampeão em 0s1.

A sessão foi interrompida uma vez, na metade, para a remoção de uma carenagem do carro de Gasly após o francês passar por cima de uma zebra. Hamilton entrou na mira dos comissários por não desacelerar sob a sinalização, lance que será investigado após o treino.

A dupla ainda reduziu seu tempo em 1s, com os compostos médios. Depois, com poucos carros na pista, foi a vez das Mercedes darem uma mostra de velocidade ao superar as Ferraris; primeiro Russell e depois Hamilton, com o heptacampeão abrindo 0s8 sobre a marca de Sainz – adotando os macios.

A Ferrari manteve os compostos de faixa amarela em sua dupla, e não ficou tão atrás – Leclerc saiu na frente do colega e chegou a 0s055 da volta rápida de Hamilton. Depois, foi a vez de Pérez também usar a borracha média e bater a marca do heptacampeão em 0s1.

A sessão foi interrompida uma vez, na metade, para a remoção de uma carenagem do carro de Gasly após o francês passar por cima de uma zebra. Hamilton entrou na mira dos comissários por não desacelerar sob a sinalização, lance que será investigado após o treino.

Mesmo assim, o heptacampeão voltou a sair na frente dos rivais, superando o tempo de Pérez em apenas 0s037 ainda nos compostos macios. Russell chegou a dominar a tabela no terço final do treino, pouco antes de Hamilton retomar a ponta e Pérez sair na frente dos dois novamente.

Adotando os pneus macios, a RBR disparou a frente: o mexicano ampliou timidamente a vantagem, para 2s e, nos minutos finais, já tinha Verstappen em seu flanco.

 

Sem pressa

As RBRs levaram quase metade do tempo para aparecerem na pista. Primeiro foi Pérez, já registrando sua primeira volta passados 20 minutos no cronômetro. E com médios, restando 33 minutos para a bandeirada, o mexicano superou a marca de Hamilton anotando 1m25s861.

O atual bicampeão Verstappen só deixou os boxes quando faltavam 25 minutos de treino e quase todos os seus rivais já estavam de volta à garagem. Ele anotou o terceiro melhor tempo da disputa, se manteve entre os cinco primeiros ao longo do restante da sessão e terminou em segundo lugar, embora tenha tido problemas com as zebras e excedeu os limites da pista em alguns pontos.

 

Leve susto

No começo da sessão, Norris chegou a ter problemas durante o treino, relatando que havia fogo saindo de seus freios. A McLaren confirmou o dano, que não se estendeu. Mas o britânico não foi o único; pouco tempo depois, Vettel se queixou da mesma ocorrência em sua Aston Martin. De igual modo, sem grandes consequências.

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