Ibovespa opera em alta, puxada por Vale e com exterior positivo
Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin;}
Ibovespa opera em alta, puxada por Vale e com exterior positivo
Normal
0
21
false
false
false
PT-BR
X-NONE
X-NONE
MicrosoftInternetExplorer4
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:"Tabela normal";
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:"";
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;}
No dia anterior, o principal índice de ações da bolsa caiu 0,03%, aos 116.896
pontos
Por g1 04/11/2022 10h06 Atualizado em 38 minutos
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, abriu em alta nesta sexta-feira (4), em um dia mais positivo no exterior e com as ações da Vale puxando o desempenho da bolsa para cima.
Às 11h15, o índice registrava variação positiva de 1,57%, aos 118.727 pontos. Veja mais cotações. No mesmo horário, os papéis da Vale avançavam 7,16%..
Na quinta-feira, o Ibovespa caiu 0,03%, a 116.896 pontos. Com o resultado, a bolsa acumula alta de 2,06% na semana e de 11,52% no ano.
O que está mexendo com os mercados?
O dia nos mercados globais é mais positivo nesta sexta, o que gera um maior apetite a risco – ou seja, os investidores tendem a investir em outros ativos além daqueles considerados mais seguros, como é o caso do dólar e dos títulos públicos dos EUA. Assim, ativos de países emergentes ganham força, como o mercado de ações brasileiro.
Nos EUA, investidores repercutem os números do payroll, o relatório de empregos mais importante do país. O desemprego cresceu 0,2% na maior economia do mundo em outubro, chegando a 3,7%. No entanto, foram criadas 261 mil vagas de trabalho, acima das expectativas do mercado, que apontavam para cerca de 200 mil novos postos.
Na China, notícias positivas sobre o controle dos casos de covid-19 também ajudam a animar os investidores. De acordo com informações da Reuters, o ex-epidemiologista-chefe do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças afirmou que, em breve, o país terá mudanças na política de covid zero.
Com melhores perspectivas para a economia chinesa, que um dos principais países demandantes de diversos produtos do mundo, o petróleo e o minério de ferro operam em alta nesta sexta, o que também beneficia o Brasil, segundo especialistas.
Como o país é um importante exportador de commodities, algumas das maiores empresas brasileiras listadas em bolsa são exportadoras e ganham atratividade em momentos de valorização dos produtos no exterior. Assim, mais investidores internacionais alocam seus recursos nesses papéis, gerando uma variação positiva para a moeda nacional e para a bolsa de valores.
No cenário político, ontem, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), encontrou-se nesta quinta-feira, no Palácio do Planalto, com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, no que foi a primeira reunião para tratar da transição para o governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Alckmin foi escolhido por Lula para coordenar a equipe de transição. Ciro, por sua vez, chefia os trabalhos pelo lado do governo Bolsonaro. O vice-presidente informou que nomes da equipe de transição devem ser anunciados a partir da próxima segunda-feira (7).