INSS vai ligar para segurado a partir desta segunda para antecipar perícia médica; veja como saber se a ligação é segura
INSS vai ligar para segurado a partir desta segunda para antecipar perícia médica; veja como saber se a ligação é segura
Número (11) 2135-0135 vai aparecer na tela de chamada do telefone quando o INSS ligar. Órgão informou que não entra em contato para pedir número de documentos, foto para biometria, número de conta corrente ou senha bancária.
Por g1 — Brasília
O Instituto
Nacional do Seguro Social (INSS) vai ligar, a partir desta segunda-feira (25),
para os segurados que estejam aguardando perícia médica para concessão de
benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) há mais de 45
dias.
Para agilizar
esse contato com o cidadão a Central de Atendimento 135 vai mudar de número.
Agora, o número (11) 2135-0135 vai aparecer na tela de chamada do seu telefone
quando o INSS ligar para remarcar atendimento ou para confirmar ou antecipar
agendamento de perícia médica e/ou avaliação social. Esse número não recebe
chamada telefônica e não tem WhatsApp.
Caso o
cidadão fique em dúvida se deve atender a ligação ou ache que é vítima de
golpe, o INSS recomenda que faça uma chamada gratuita para o número 135. O número
do SMS da Central 135 continua sendo o 28041. Portanto, se receber uma mensagem
no celular com esse número é o INSS entrando em contato.
O INSS
informou ainda que não entra em contato com o segurado para pedir número de
documentos, foto para comprovar a biometria facial, número de conta corrente ou
senha bancária.
“O INSS
somente entra em contato com o segurado para antecipar atendimento, remarcar
consulta, dar informação sobre requerimento, entre outros serviços. E, mesmo
assim, é o instituto que informa os dados. Se receber ligação solicitando suas
informações ou foto de documento, fuja. É golpe!”, acrescentou o INSS.
O Instituto
informou, ainda, que atualmente, a fila de pedidos que precisam passar por
perícia médica para concessão do benefício está em 1,1 milhão de pessoas.
Sendo
distribuído em: 627 mil perícias médicas iniciais, 250 mil avaliações de exames
para Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência, e 300
mil de outras perícias.
Serviços oferecidos pela central
Pela central
135, de acordo com o governo federal, é possível fazer inscrição junto à
Previdência Social, requerer benefícios, agendar atendimento em uma agência,
consultar resultado de perícia médica e data de pagamento de benefício, fazer denúncia
anônima, entre outros.
Além disso,
acrescentou que o segurado pode conversar com um atendente para obter
informações a respeito dos benefícios da Previdência Social.
O horário de
atendimento é de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Mas o
atendimento eletrônico ocorre 24h por dia, todos os dias da semana.