Mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris são anunciadas
Mascotes dos Jogos Olímpicos e
Paralímpicos de Paris são anunciadas
Mascotes são Barretes frigios, espécie de toucas que foram símbolos da Revolução Francesa, e Comitê Organizador explica: "Primeira vez que a mascote não éum animal, e sim um ideal"
Por Redação do Ge — São Paulo 14/11/2022 08h06 Atualizado há 6 minutos
A 620 dias do início dos Jogos Olímpicos de Paria, o Comitê Organizador da competição anunciou as mascotes das Olimpíadas e das Paralimpíadas. As mascotes são dois Barretes frigios, que são espécies de touca ou chapéu. Essas toucas, de cor vermelha, foram adotadas pelos republicanos franceses que lutaram pela tomada da Bastilha em 1789, durante a Revolução Francesa. Por essa razão, tornou-se um forte símbolo do regime republicano francês.
– É uma mascote que encarna o espírito francês. Um ideal que carrega os valores do nosso país, uma parte da nossa história e um ponto de vista singular sobre o mundo. Primeira vez que a mascote não é um animal, e sim um ideal – disse Julie Matikhine, gerente de marca de Paris 2024.
Duas características dos mascotes receberam atenção especial: os olhos e a boca. Os olhos foram concebidos para serem travessos e expressivos, e cada expressão da boca foi elaborada cuidadosamente para dar personalidade para a mascote. São uma referência comum para os franceses, inclusive no mundo da arte (como metáfora de liberdade) e como símbolo da República nas instituições francesas.
– Escolhemos um ideal em vez de um animal. Escolhemos o barrete frígio porque é um símbolo muito forte da República Francesa. Para os franceses, é um objeto muito conhecido que é um sinônimo de liberdade, um objeto que representará mascotes em todo o mundo. O fato de que a mascote Paralímpica tem uma deficiência visível também manda uma forte mensagem: a promoção da inclusão – disse o presidente do Comitê Organizador Paris 2024, Tony Estanguet.