Monumento histórico: Após revitalização, Arthurzinho volta a ser fixado na fonte luminosa da praça central de Dracena

Monumento histórico: Após revitalização, Arthurzinho volta a ser fixado na fonte luminosa da praça central de Dracena

A estátua de bronze do menino segurando uma bola e mijando havia sido alvo de vandalismo; A base de sustentação foi reformada assim como a realização da limpeza

Por Carlos Volpi

Ele voltou na praça Arthur Pagnozzi, Centro de Dracena. Arthurzinho, a estátua de bronze do menino segurando uma bola e mijando foi fixada nesta terça-feira, (22), na fonte luminosa.

O monumento histórico da cidade havia sido retirado após ser alvo de vandalismo. A estrutura de sustentação estava comprometida, além da estátua corroída e suja em virtude dos fatores climáticos.

Segundo o coordenador do Acervo Histórico Municipal, Rogério Edson, para a realização da limpeza e brilho da estátua de bronze foram utilizados produtos apropriados.

Ainda conforme Rogério, a estrutura de sustentação foi reformada e os canos desentupidos, para que a água voltasse a sair do “pipi” do Arthurzinho.

A fonte luminosa da Praça Arthur Pagnozzi será reinaugurada com o ascender das luzes nesta próxima sexta-feira, (25), às 20h, que marca o início das festividades de Natal.

 

História do Arthurzinho

Rogério conta que no dia 12 de outubro de 1957, o prefeito de Dracena na época, Arthur Pagnozzi, em homenagem ao Dia das Crianças inaugurou a estátua de bronze do menino segurando a bola e fazendo xixi.

Em 1988 com a morte do segundo prefeito da história política local, Arthur Pagnozzi, a praça do centro passou a ser denominada com o seu nome. Antes de sua morte, a praça se chamava Bandeira.

Ainda conforme o coordenador do Acervo Histórico Municipal, o nome de Arthurzinho foi uma homenagem do prefeito ao seu filho mais novo que também se chamava Arthur.  

A estátua de bronze do menino Arthurzinho foi recolocada, após revitalização - Foto - Carlos Volpi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *