MP de SP abre inquérito para investigar agência de viagens 123 Milhas
MP de SP abre inquérito para investigar agência de viagens 123 Milhas
Medida ocorre após empresa anunciar que não emitirá passagens já contratadas da linha 'Promo' com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023.
Por Amanda Lüder, GloboNews — São Paulo
O Ministério
Público de São Paulo abriu um inquérito para investigar a conduta da agência de
viagens 123 Milhas.
O
procedimento foi instaurado após a empresa anunciar que não emitirá passagens
já contratadas da linha ‘Promo’ com embarque previsto de setembro a dezembro de
2023.
A 123 Milhas
tem cinco dias recorrer e 15 dias para apresentar defesa sobre os fatos narrados.
O MP pede que a empresa esclareça os seguintes pontos:
– quantos
pedidos de reembolso foram formulados pelos consumidores?
– quantas
reclamações foram registradas junto ao PROCON, Consumidor.Gov e Reclame Aqui e
quais as providências adotadas?
– quantas ações
judiciais foram intentadas pelos consumidores?
– quantos
acordos foram efetivados?
– houve
cancelamento de voos e hospedagens por culpa da investigada por falta de
repasse de valores às companhias áreas e às redes hoteleiras?
O MPSP
intimou o Procon e o Reclame Aqui pra indagar se chegaram até esses órgãos
reclamações a respeito desses casos. Uma audiência online foi marcada a próxima
segunda-feira (28).
Notificação do Procon
Na segunda
(21), o Procon de SP também notificou a agência por conta do cancelamento. O
órgão de defesa do consumidor registrou mil reclamações relacionadas à123
Milhas no último final de semana. Em todo o mês de julho, o número de registros
foi de 247.
O Procon
ainda afirma que a notificação é um procedimento inicial para que os técnicos
do órgão de defesa do consumidor analisem a situação e ofereçam a melhor orientação
possível aos consumidores.
Segundo o
comunicado publicado no site da 123 Milhas, a medida foi tomada “devido à
persistência de circunstâncias de mercado adversas”.
A empresa
informou que está devolvendo integralmente os valores pagos pelos clientes por
meio de “vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima
da inflação e dos juros de mercado”.
De acordo
com a agência de viagens, tais vouchers poderão ser usados em produtos da 123
Milhas. Contudo, não deixou claro se haverá ressarcimento em dinheiro, para uso
além de seus serviços.
Orientações
O órgão
recomenda que os consumidores afetados entrem em contato diretamente com a 123
Milhas e peçam um esclarecimento sobre seu caso. É importante que toda a
comunicação com a empresa seja registrada.
Caso isso
não seja suficiente, o cliente pode registrar suas reclamações junto ao Procon
de sua cidade ou estado.
Também é recomendado que operações financeiras, como parcelas no cartão de crédito, não sejam interrompidas diante desta situação. Uma vez que, se houve necessidade de judicialização do caso, o consumidor poderá demonstrar sua boa-fé, já que seguiu cumprindo sua parte no contrato.