Mudança no meio e reforços caseiros: como o Palmeiras se prepara para a estreia em 2023
Mudança no meio e reforços caseiros: como o Palmeiras se prepara para a estreia em 2023
Vedão entra em campo dia 14 de janeiro para enfrentar o São Bento no Allianz Parque
Por Henrique Toth — São Paulo - 09/01/2023 04h00 - Atualizado há 4 horas
Atual campeão paulista, brasileiro e da Recopa, o Palmeiras abre nesta segunda-feira a última semana de preparação antes da estreia oficial na temporada de 2023. Com a base valorizada e mantida, o Verdão inicia a busca por mais taças no próximo sábado, quando enfrenta o São Bento, às 18h30, no Allianz Parque, pela primeira rodada do Campeonato Paulista.
Na Academia de Futebol, o elenco de Abel Ferreira está na reta final da uma preparação que começou em dezembro. Nas duas primeiras semanas do mês passado, o grupo recebeu sugestões de treinos para serem feitos nas férias. Nas duas últimas, as atividades se tornaram obrigatórias, ainda que feitas de forma remota, monitoradas pelo Núcleo de Saúde e Performance.
O elenco palmeirense se reapresentou no segundo dia do ano, já com a confirmação de mais quatro jogadores do time sub-20 promovidos ao elenco profissional. Veja abaixo um resumão de como o Verdão chega para o início da temporada.
Elenco e reforços
Com 30 jogadores no elenco, o Palmeiras começa a temporada de 2023 com mais jogadores em seu plantel do que o ano passado. Esse aumento, porém, não se deve a contratações feitas nesta janela de transferência, mas sim aos jovens talentos da base.
Com o planejamento de investir nos jogadores formados no clube e contratar pontualmente, o Palmeiras subiu ao time profissional mais quatro Crias da Academia: Garcia (lateral-direito), Naves (zagueiro), Fabinho (volante) e Jhon Jhon (meia), que se somaram a Vanderlan (lateral-esquerdo), Endrick e Giovani (atacantes) no grupo principal.
A diretoria do Verdão observa o mercado e tem interesse na contratação de um volante e um atacante canhoto. Neste momento, porém, a tendência é de que o Verdão comece o Paulistão sem contratações.
O clube entende ter com a base campeã brasileira e os jogadores promovidos do sub-20 um elenco forte para começar o Paulista e ainda para disputar a Supercopa, que está prevista para o fim do mês, contra o Flamengo, ainda sem local definido.
Saídas
Craque do último Campeonato Brasileiro, Gustavo Scarpa é a perda mais sentida no Palmeiras. Junto do meia, que foi para o Nottingham Forest, da Inglaterra, saíram também o atacante Wesley, vendido ao Cruzeiro, e o lateral-esquerdo Jorge, emprestado ao Fluminense.
O clube, porém, ainda está atento a uma negociação que pode acontecer neste mês: a venda de Danilo. O meio-campista é citado como alvo constante da Europa e pode ser negociado, tanto que o clube já tem em seu planejamento a possibilidade de reforçar o setor.
Nomes como Kuscevic e Breno Lopes, que chegaram a negociar suas saídas em busca de mais minutos, seguem por enquanto no grupo.
Endrick, que foi vendido para o Real Madrid, da Espanha, vai seguir nos planos do Verdão até julho de 2024. O jovem de 16 anos só pode se transferir para o exterior depois que completar 18 anos, então abre a temporada como provável titular do ataque palmeirense.
Dos atletas que voltaram de empréstimo, Matheus Fernandes já foi cedido para o Bragantino, enquanto o atacante Carlos Eduardo ainda tem futuro indefinido. De qualquer forma, ele está fora dos planos de Abel.
Time base e esquema tático
Já que pouca coisa mudou no elenco do ano passado para o de 2023, o time base do Palmeiras não deve ser surpresa para o torcedor. Importante lembrar que Raphael Veiga e Jailson estão recuperados de suas lesões.
Na formação preferida por Abel Ferreira, com três meio-campistas e três atacantes, a defesa não sofre mudanças: Weverton, Marcos Rocha, Murilo, Gustavo Gómez e Piquerez.
Já do meio para frente… Abel perdeu um jogador capaz de atuar pelo lado, que também puxava para o meio, que era Scarpa, mas ganhou poder de finalização mais próximo da área. Rony e Endrick devem fazer uma dupla muito móvel no ataque palmeirense, com Dudu servindo.
Assim, a tendência é que o time base neste início de ano tenha: Weverton, Marcos Rocha, Murilo, Gustavo Gómez e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Endrick.
Já no final da última temporada foi possível ver o trio Dudu, Rony e Endrick em ação. Na vitória por 4 a 0 contra o Fortaleza, pós-título do Brasileirão do ano passado, os três deixaram um gol cada pelo menos. Rony fez dois.