Palmeiras não quer abrir mão de pré-temporada e pode começar Paulista sem força máxima

Palmeiras não quer abrir mão de pré-temporada e pode começar Paulista sem força máxima

Calendário de 2025 começará antes, mas clube entende que não pode prejudicar a preparação em uma temporada que terá o Mundial de Clubes no meio do ano.

Por Redação do ge — São Paulo

O Palmeiras avalia começar o Paulistão sem sua força máxima para conseguir realizar uma pré-temporada maior. O tema está em discussão após a definição de que o campeonato abrirá o ano de 2025 em 15 de janeiro.

– O campeonato começa dia 15 e tem a regra de lista A e B. O Palmeiras tem que trabalhar com isso na mão. Nossa intenção é ter um maior período de pré-temporada, porque isso traz resultado depois, de rendimento – resumiu o vice-presidente Paulo Buosi.

O Campeonato Brasileiro terminará em 8 de dezembro, e os jogadores normalmente ficam 30 dias de férias. Isto faria com que a reapresentação acontecesse a uma semana do início do Paulista.

Na avaliação do Palmeiras, este período é decisivo para a sequência da temporada e por isso cogita começar a fase de grupos do Estadual sem sua força máxima. Isto não significa que o atual tricampeão do torneio irá abrir mão dele.

– Nossa comissão é competente e vai saber trabalhar tudo isso para disputar esse campeonato. Como sempre a gente entra para ser campeão – prosseguiu Buosi.

Além da lista A, com jogadores do elenco profissional, o Paulistão tem também a lista B, com jogadores formados na categoria de base.

A competição, porém, começará quando a Copa São Paulo estiver em curso – a final do campeonato de base será em 25 de janeiro. Isto deve inviabilizar o uso de alguns atletas do sub-20 a princípio.

Uma saída será a promoção de garotos desde o início do ano. São os casos do zagueiro Benedetti, do volante Figueiredo e dos atacantes Thalys e Luighi. Abel Ferreira já anunciou que os quatro farão parte do elenco do ano que vem.

O calendário do futebol brasileiro de 2025 estará ainda mais apertado por conta do novo Mundial Clubes, que o Verdão irá disputar entre junho e julho, nos Estados Unidos.

O Brasileirão começará também antes no ano que vem, dia 29 de março, e será interrompido durante a competição na América do Norte.

Dentro do Palmeiras, entende-se que o futebol brasileiro por enquanto está apenas “enxugando gelo” para tentar solucionar problemas no calendário.

– Ano passado eu disse que um problema que o futebol brasileiro tem e é muito grave é o calendário. Enquanto não resolvermos, não vamos entregar um bom produto ao torcedor. Um time aqui que chega em todas as competições jogar 25, 30 partidas a mais que um grande time da Europa não pode continuar acontecendo – analisou Buosi.

– Temos que achar soluções. Este ano foi Copa América, ano que vem será o Super Mundial, no outro vai ter o Mundial (Copa do Mundo). Isto tem que ser resolvido, equacionado. Enquanto isso, vamos continuar discutindo se reapresenta dia 8 e começa (a jogar) dia 15. Este problema tem que ser resolvido e estamos enxugando gelo neste aspecto – completou.

 

Veja as datas do calendário de 2025

Campeonatos Estaduais: 12/01 a 26/03 (16 datas)

Supercopa do Brasil: 02/02

Copa do Brasil: 19/02 a 09/11 (14 datas)

Série A: 29/03 a 21/12 (38 datas)

Série B: 05/04 a 22/11 (38 datas)

Série C: 13/4 a 26/10 (27 datas)

Série D: 13/04 a 28/09 (24 datas)

Conmebol Libertadores: 05/02 a 29/11 (19 datas)

Conmebol Sul-Americana: 05/03 a 22/11 (15 datas)

Conmebol Recopa: 19/02 e 26/02 (02 datas)

Mundial de Clubes da Fifa – 15/06 a 13/07

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *