Papa Francisco chega a Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude
Papa Francisco chega a Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude
Visita acontece meses depois de um relatório ser divulgado apontando que mais de 4,8 mil menores foram abusados por membros do clero português em cerca de 7 décadas.
Por g1
O papa Francisco, 86 anos, chegou nesta quarta-feira (2) a Lisboa para uma visita de cinco dias dedicada à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que deve reunir quase um milhão de peregrinos de todo o mundo.
O avião do pontífice argentino pousou às 9h45 (5h45 de Brasília) no aeroporto militar Figo Maduro, em Lisboa.
A sua primeira parada será uma cerimónia de boas-vindas organizada pelo Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio Presidencial de Belém.
A Jornada Mundial da Juventude foi idealizada pelo falecido Papa João Paulo II para jovens católicos na adolescência ou no início dos 20 anos e é realizada a cada dois ou três anos em uma cidade diferente. Esta será a primeira desde 2019 devido à pandemia de COVID-19.
Francisco, de 86 anos, está fazendo sua primeira viagem desde a cirurgia intestinal em junho e usa cadeira de rodas e bengala.
O evento em Portugal, que tem uma população 80% católica, ocorre menos de seis meses depois que um relatório de uma comissão portuguesa disse que pelo menos 4.815 menores foram abusados sexualmente pelo clero – a maioria padres – ao longo de sete décadas.
“Haverá jovens de todo o mundo e a realidade (do abuso) está presente em todos os continentes”, disse Filipa Almeida, 43 anos, que foi abusada por um padre quando tinha 17 anos.
“É uma grande oportunidade para a Igreja fazer algo”, disse Almeida, co-fundadora do Coração Silenciado, uma associação que ajuda as vítimas.
Espera-se que Francisco se encontre em particular com vítimas de abuso.