Petrobras anuncia nova política de preços de combustíveis
Petrobras anuncia nova política de preços de combustíveis
Empresa não se baseará mais nos preços de importação.
Publicado em 16/05/2023 - 10:13 Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Brasília
A Diretoria
Executiva da Petrobras aprovou, na última segunda-feira (15), sua estratégia
comercial para definição de preços de diesel e gasolina. A nova política
encerra a subordinação dos valores ao preço de paridade de importação.
A partir de
agora, as referências de mercado serão o custo alternativo do cliente como
prioridade e o valor marginal para a Petrobras.
Segundo a
empresa, o custo alternativo do cliente contempla alternativas de suprimento
por fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos. Já o custo
marginal da Petrobras se baseia no custo das diversas alternativas para a
empresa, entre elas a produção, importação e exportação do produto.
As
premissas, segundo nota divulgada pela empresa, são preços competitivos por
polo de venda, participação “ótima” da Petrobras no mercado,
otimização dos seus ativos de refino e rentabilidade de maneira
sustentável.
“Nosso
modelo vai considerar a participação da Petrobras e o preço competitivo em cada
mercado e região, a otimização dos nossos ativos de refino e a rentabilidade de
maneira sustentável”, afirmou o diretor de Logística, Comercialização e
Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, segundo nota divulgada pela empresa.
Os reajustes continuarão sendo feitos sem uma periodicidade definida e evitará repasses da volatilidade dos preços internacionais e do câmbio aos consumidores brasileiros, segundo informa a nota.
“A
precificação competitiva mantém também um patamar de preço que garante a
realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico. A Petrobras
reforça seu compromisso com a geração de valor e com a sustentabilidade
financeira de longo prazo, preservando a sua atuação em equilíbrio com o
mercado, ao passo que entrega aos seus clientes maior previsibilidade por meio
da contenção de picos súbitos de volatilidade”, diz a nota.
As decisões
sobre os preços continuam sendo subordinadas ao Grupo Executivo de Mercado e
Preço, composto pelo presidente da empresa, Jean Paul Prates, pelo diretor
executivo de Logística, Comercialização e Mercados e pelo diretor Financeiro e
de Relacionamento com Investidores.
Edição:
Maria Claudia