Por vaga na semi, Dracena recebe o Araraquara, que passa favoritismo, mas confia em embalo

Por vaga na semi, Dracena recebe o Araraquara, que passa favoritismo, mas confia em embalo

Duelo decisivo pela Copa da LPF coloca frente a frente o longevo técnico araraquarense Renê Benacci e Emerson Nena, comandante dracenense da nova geração.


Por João Paulo Tilio e Paulo Taroco — Dracena, SP

Dracena e Araraquara disputam, nesta quarta-feira (29), às 20h, uma das vagas na fase semifinal da Copa da LPF. A partida única pelas quartas de final será no Ginásio Alaor Ferrari, em Dracena. O empate no tempo normal leva a disputa à prorrogação, e a vantagem do empate no tempo extra é do time da casa por ter melhor campanha.

Em meio à preparação araraquarense, o técnico visitante, Renê Benacci, comentou sobre como chegam seus comandados. Ele tem 45 anos e está ligado ao projeto, inaugurado em 2003, desde a fase inicial, quando ainda era atleta universitário.

O Araraquara foi o quarto colocado do Grupo A e somou nove pontos em sete jogos (três vitórias e quatro derrotas). Como lembrou Benacci, um revés no encerramento da primeira fase teria deixado o time na sétima posição da chave e fora da pré-quartas de final. Por isso, a confiança do treinador está no embalo conquistado, ainda que passando o favoritismo ao Dracena.

– A gente vem com jogo eliminatório desde a última rodada da primeira fase, quando recebeu o Indaiatuba, e o empate levaria à eliminação. Conseguimos a vitória por 2 a 1, depois fomos para as (pré) quartas com o Botucatu. Conseguimos uma vitória por 3 a 1, em partida muito equilibrada. Esperamos repetir a atuação consistente para tentar a classificação de novo, sabendo que o Dracena é favorito por ter uma campanha melhor, por estar jogando em casa e ser um grande time – disse Benacci.

Do outro lado, estará Emerson Nena. O técnico da equipe dracenense tem 23 anos e é um dos nomes da nova geração do futsal paulista. Na temporada passada, ele atuou como auxiliar do Botucatu, após trajetória no Vale do Paraíba, e chamou a atenção do bicampeão da Liga Paulista na busca por reformulação.

Falando no time da casa, os dracenenses garantiram vaga direta na terceira fase, ou seja, não precisaram encarar a mesma etapa em que o Araraquara despachou os botucatuenses – com grande atuação do goleiro Dedé. A equipe de Nena terminou a primeira fase na liderança do Grupo B, ao somar 15 pontos em sete compromissos (cinco triunfos e duas derrotas).

Para o duelo no Alaor Ferrari, os visitantes têm um desfalque certo: o fixo Leandro está lesionado. Ele integra a lista dos mais experientes do elenco desde o ano passado, ao lado de Dedé, Arthur e Fudil, que decidiu parar recentemente. Em 2024, Carlota chegou para ajudar os jovens e reforçou a lista.

– É um elenco bem jovem. Dos 16 atletas, 12 têm idade para os Jogos Regionais no sub-21. Então, nós temos quatro acima da idade. Na quarta-feira, nem (todos) esses quatro vamos ter à disposição pela contusão do Leandro. Mas a gente acreditava que precisava rejuvenescer o elenco, ter um plantel mais novo, e foi nisso que nós apostamos nesse ano.

Entre os mandantes, desfalque certo é o pivô Jhonys, outro lesionado. No curso da preparação, o ala Duh Moura foi anunciado, com passagem pela equipe em 2019. E, se falar no reforço dracenense remente ao passado, seguir falando da partida desta quarta-feira proporciona da mesma forma uma necessária volta ao retrospecto (veja a lista completa abaixo).

Na Liga Paulista de 2023, os times se enfrentaram no Gigantão, em Araraquara, e deu Dracena por 2 a 1. O encontro teve golaço de letra, marcado pelo dracenense Dé. Voltando um pouco mais, no ano em que Duh Moura defendeu a Cidade Milagre, o duelo entre os times, também pela Copa da LPF, marcou a despedida do goleiro Jackson, uma das referências do atual projeto, iniciado em 2014/15.

Como já mencionou Benacci, a atual trajetória araraquarense tem mais tempo. Contudo, o pontapé dado em 2003, no âmbito universitário, entrou no cenário profissional apenas em 2017. Antes disso, as equipes travaram os primeiros embates, seja por competições da Federação Paulista da modalidade (FPFS) ou com representantes anteriores do município dracenense.

– Enfrentamos Dracena desde 2011, 2012, contra o sub-20, quando estávamos jogando os campeonatos da Federação Paulista. Depois, começamos a encarar na Liga Paulista. Em algumas partidas, perdemos de resultados elásticos. Mas, em alguns momentos, conseguimos resultados interessantes em Dracena e no Gigantão.

Natural de Araraquara, Benacci trabalhou em projeto vizinho, em Jaú (a cerca de 80km da cidade natal). O começo, na condição de atleta, não durou muito até ter certeza que levava mais jeito para técnico, conforme ele contou.

Um dos fatores apontados para justificar a longevidade do projeto é o famoso “pé no chão”. Normalmente, os elencos são formados por jovens da região, sem fugir da realidade financeira.

– É um projeto bem sólido. Nós temos um projeto, a gente costuma falar muito pé no chão. Não damos um passo maior do que a perna, por isso temos um projeto duradouro, com duas décadas. Pretendemos continuar por vários anos desta maneira.

 

Retrospecto na era profissional

9 vitórias dracenenses

2 empates

1 vitória araraquarense

 

Jogo a jogo

 

2017

Araraquara 3 x 5 Dracena (Liga Paulista)

Dracena 3 x 3 Araraquara (Liga Paulista)

Dracena 6 x 3 Araraquara (Copa Paulista – atual Copa da LPF)

 

2018

Araraquara 4 x 3 Dracena (Liga Paulista)

 

2019

Dracena 2 x 1 Araraquara (Copa Paulista)

 

2020

Araraquara 0 x 3 Dracena (Liga Paulista)

Dracena 5 x 0 Araraquara (Liga Paulista)

 

2021

Dracena 6 x 6 Araraquara (Copa LPF) – partida com mais gols do confronto

Dracena 8 x 0 Araraquara (Liga Paulista) – maior goleada do confronto

 

2022

Dracena 4 x 2 Araraquara (Copa da LPF)

Araraquara 2 x 3 Dracena (Liga Paulista)

 

2023

Araraquara 1 x 2 Dracena (Liga Paulista) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *