Prédios de Kiev são atingidos por bombardeio
Prédios de Kiev são atingidos por bombardeio
Capital ucraniana voltou a ser alvo de ataques após série de mísseis atingirem o centro em setembro, em uma contraofensiva russa.
Por g1 15/11/2022 10h39 Atualizado há um minuto
A capital da Ucrânia voltou a ser alvo de ataques nesta terça-feira (15). Segundo a prefeitura de Kiev, dois prédios residenciais no centro da cidade foram bombardeados.
Ainda não informações sobre vítimas e danos aos edifícios.
O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, afirmou que médicos estão no centro da cidade atentando moradores. Klitschko disse também que forças da Ucrânia conseguiram interceptar e derrubar vários outros mísseis russos a caminho da capital.
Segundo relatos de moradores da cidade, as sirenes de alerta por bombardeio foram atividades. O governo russo ainda não havia se manifestado sobre o ataque até a última atualização desta notícia.
A capital ucraniana, que havia sido poupada de ataques desde a primeira fase da guerra da Ucrânia, voltou a ser alvo de mísseis em setembro, em uma ação que o próprio presidente da Rússia, Vladimir Putin, chamou de um “ato de vingança” a uma explosão, dias antes, na ponte da Crimeia.
A ponte é a única ligação entre o território russo e a Crimeia, a península ucraniana anexada por Moscou em 2014, ato que deu origem à guerra na Ucrânia.
Zelensky no G20
Horas antes do ataque, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, discursou durante a cúpula do G20, que acontece nesta terça-feira (15) em Bali, na Indonésia.
No pronunciamento, ele disse que este é um bom momento para o fim da guerra em seu país.
“A Rússia responde ao poderoso discurso de Zelensky no G20 com um novo ataque com mísseis. Alguém pensa seriamente que o Kremlin realmente quer paz? Ele quer obediência. Mas no final do dia, os terroristas sempre perdem”, declarou o chefe da equipe presidencial da Ucrânia na cúpula, Andriy Yermak.