Procon-SP recebe 900 reclamações sobre compras na Black Friday
Procon-SP recebe 900 reclamações sobre compras na Black Friday
Cinco empresas nacionais concentram 24% das reclamações
Publicado em 29/11/2022 - 11:01 Por Daniel Mello – Repórter da Agência Brasil - São Paulo
O Procon de
São Paulo já recebeu 899 reclamações de consumidores com compras realizadas na
Black Fiday – dia de promoções ocorrido na última sexta-feira (25).
Quase um
terço das queixas (32%) são por atraso ou não entrega dos produtos adquiridos.
Os falsos descontos são o alvo de 11,57% das reclamações, e 11,23% dos chamados
dizem respeito a produtos ou serviços entregues de forma diferente do
prometido. Há ainda 10,46% de queixas por mudança de preço ao finalizar a
compra.
Cinco
grandes empresas brasileiras de varejo concentram 24,47% das reclamações. O
Procon tem ainda uma lista de páginas na internet que já foram identificadas
por serem falsas ou oferecerem ofertas enganosas.
O órgão de
defesa do consumidor recomenda que antes de comprar o consumidor verifique os
dados da empresa, como a consulta ao cadastro nacional de pessoa jurídica
(CNPJ) na página da Receita Federal. Também é importante verificar se a empresa
tem histórico ou foi criada há poucos dias.
O Procon
alerta ainda para a necessidade de verificar os dados do boleto bancário ou pix
antes de concluir o pagamento.
Edição:
Denise Griesinger