Próximo do Grêmio, Suárez vem de passagem pelo Nacional com título uruguaio ;veja números

Próximo do Grêmio, Suárez vem de passagem pelo Nacional com título uruguaio ;veja números

Centroavante de 35 anos atuou no clube que o revelou em segundo semestre de 2022 e fez oito gols em 16 jogos

Por Gabriel Girardon — Porto Alegre- 27/12/2022 05h55  Atualizado há 3 horas

O Luís Suárez que está próximo de ser anunciado pelo Grêmio vem de passagem curta, porém elogiável em seu retorno ao Nacional, clube que o revelou para o futebol. Ainda que tenha sido eliminado na Copa Sul-Americana, o camisa 9 foi peça importante no título uruguaio. No total, o centroavante passou três meses no clube.

Primeiro colocado no Clausura, o Nacional fez a grande final diante do Liverpool, que havia vencido o Apertura. Em jogo único, Suárez marcou dois gols na vitória por 4 a 1 na prorrogação, que sagrou a equipe campeã.

No total, o centroavante fez 16 jogos pelo Nacional, com oito gols marcados, média de um gol a cada duas partidas. Em 2022, foram outros cinco gols feitos com a camisa do Atlético de Madrid e três pelo Uruguai, o que resulta em 16 gols nos 46 duelos disputados no ano.

Anunciado no fim de julho, Suárez foi recebido com muita festa no estádio Parque Central, com multidão de torcedores, ídolos históricos do clube e até vídeo de Messi desejando sorte ao amigo.

– O Suárez quando chegou no Uruguai revolucionou tudo, não só o Nacional, mas o Uruguai, porque ninguém acreditava nessa possibilidade (de voltar ao país) – destaca Javier da Cunha, jornalista da Activa TV.

O astro fez sua reestreia poucos dias depois. Em jogo contra o Atlético-GO pela ida das quartas de final da Sul-Americana, entrou no segundo tempo, e o Nacional foi derrotado em casa por 1 a 0.

No jogo seguinte, pelo Torneio Clausura do Campeonato Uruguaio, Suárez ingressou novamente na segunda etapa e marcou seu primeiro gol no retorno ao Nacional, na vitória por 3 a 0 sobre o Rentistas.

Após a eliminação da competição continental, com derrota por 3 a 0 no Serra Dourada, onde também começou na reserva, o centroavante passou a ser titular e o time engatou mais seis vitórias no campeonato local, com três gols de Luisito, um deles um golaço no clássico contra o Peñarol, vencido por 3 a 1.

– Foi um cara que ajudou muito no trabalho coletivo do time. Jogadores como Felipe Carballo e Franco Fagúndez, mais jovens, cresceram muito com Suárez no elenco. Ele dava confiança aos jogadores, ajudava nos treinos, isso se viu no campo. Nacional se tornou um time muito forte no Campeonato Uruguaio – ressalta Javier da Cunha.

De todos os compromissos do time no segundo semestre, Luisito ficou fora da estreia do Clausura, quando foi anunciado, da estreia na Copa do Uruguai, quando foi poupado, e duas partidas quando esteve com a seleção uruguaia em amistosos, sendo um na eliminação da copa do país para o Rampla Juniors.

 

Suárez pelo Nacional:

16 jogos (13 como titular)

1.243 minutos

8 gols

Campeão uruguaio

 

Aos 35 anos, Suárez entrou em campo 46 vezes em 2022, incluindo o fim de sua passagem pelo Atlético de Madrid e a seleção uruguaia, com 16 gols no total. Mesmo em reta final de carreira, seguiu demonstrando a qualidade que o acompanhou durante o tempo.

– Obviamente não é mais um cara que corre 30 metros, mas sabe se movimentar, aproveita os espaços, quando tem que ir na bola. Segue sendo Suárez, só que com quase 36 anos, tem menos velocidade, mas sabe o momento exato para ser decisivo – exalta Da Cunha.

– Acho que pode funcionar muito bem no Grêmio, tem o Carballo que já conhece ele, penso que tem que controlar a quantidade de jogos que têm no Brasil. Sem dúvida vai dar muito potencial no Grêmio, e outra coisa que fez aqui foi impactar os adversários. A presença dele já gerava outra coisa e acho que também vai acontecer aí no Brasil – acrescenta.

Em Porto Alegre, Suárez irá reencontrar Felipe Carballo, volante já anunciado como reforço gremista. Companheiros no Nacional, o astro teceu elogios ao jogador, que foi eleito o melhor jogador do Campeonato Uruguaio em eleição do jornal El Observador país vizinho. 

Luis Suárez no clássico entre Nacional e Peñarol — Foto: Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *