Rafaela Silva é eliminada na estreia do Mundial: “Até agora não entendi”

Rafaela Silva é eliminada na estreia do Mundial: "Até agora não entendi"

Número 1 do ranking e campeã em 2022 perde em sua primeira luta para turca Hasret Bozkurt. Jessica Lima, outra brasileira na categoria até 57kg, cai nas oitavas de final.





Por Guilherme Costa — Doha, Catar 09/05/2023 07h55 - Atualizado há 49 minutos

A estreia de Rafaela Silva no Campeonato Mundial de Judô, que está sendo disputado em Doha, no Catar, durou menos que três minutos. Campeã em 2022 e líder do ranking, sofreu dois golpes da turca Hasret Bozkurt, 61ª do mundo, e foi eliminada da competição. Outra brasileira na categoria até 57kg, Jessica Lima caiu nas oitavas de final para a canadense Jessica Klimkait, atual 3ª do ranking e medalhista olímpica.

Havia uma grande expectativa pela participação de Rafa no Mundial. Campeã no ano passado, a brasileira acumulou bons resultados antes de embarcar para a competição. Em Doha, porém, ela não conseguiu fazer valer seu favoritismo e caiu para Hasret.

– É um Campeonato Mundial, e isso acontece. Nós vimos outros judocas saindo da competição logo cedo. Eu cheguei como uma das favoritas na competição, e, com certeza, as minhas adversárias me estudaram bastante. Acabei surpreendida em uma luta muito rápida. Até agora não entendi de tão rápida que foi – disse a judoca.

Jessica Lima estreou contra a tcheca Věra Zemanová, 31ª do ranking mundial, e conseguiu uma vitória com autoridade, conseguindo dois Waza-ari. Na sequência, o combate foi contra Flaka Loxha, do Kosovo, 34ª do ranking, e mais uma vitória com folga. Jessica conseguiu um Waza-ari, depois viu a rival ser punida duas vezes. Nos últimos segundos, a brasileira segurou bem as entradas da adversária e garantiu a vitória. Nas oitavas de final, porém, Jessica não conseguiu resistir a Jessica Klimkait. A brasileira perdeu por Waza-ari e deu adeus à disputa.

O Brasil está no Mundial com 18 atletas. Os destaques são Rafaela Silva, número 1 do ranking, atual campeã do torneio e campeão olímpica na Rio 2026, e Beatriz Souza, vice-campeã do torneio em 2022, e que chega ao Mundial como cabeça de chave, embora tenha passado boa parte da temporada machucada.

 

Programação do Mundial

Finais sempre às 12h (de Brasília), com transmissão ao vivo do sportv

Terça-feira(9/5) – categoria leve(57kg feminino e 73kg masculino)

Quarta-feira(10/5) – categoria meio médio (63kg feminino e 81kg masculino)

Quinta-feira (11/5) – categoria médio (70kg feminino e 90kg masculino)

Sexta-feira (12/5) – categoria meio pesado (78kg feminino e 100kg masculino)

Sábado (13/5)- categoria pesado (+78kg e +100kg)

Domingo (14/5) – prova por equipes 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *