Raphinha evita dar pistas sobre titulares da Seleção: ‘Não posso falar nada’
Raphinha evita dar pistas sobre titulares da Seleção: 'Não posso falar nada'
Atacante desconversa sobre equipe que deve começar o jogo de estreia do Brasil na Copa, contra a Sérvia, e não acha que mudança para o Barcelona provocou queda de rendimento
Por Bruno Cassuci, Cahê Mota e Raphael Zarko — Doha, Catar 21/11/2022 13h18 Atualizado há 49 minutos
Camisa 11 da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar, o atacante Raphinha foi um dos entrevistados dessa segunda-feira e mostrou que, assim como dentro de campo, também é ágil para driblar perguntas espinhosas.
Questionado sobre a escalação do Brasil para enfrentar a Sérvia, quinta-feira, às 16h (de Brasília), o jogador do Barcelona falou sobre as possibilidades de variações no time titular, mas não deu pistas sobre quem irá a campo.
— Jogar a gente quer, todo mundo quer estar no campo. Se o Tite fechou para a imprensa, não posso falar nada. Quando joga o Vini ou o Martinelli do lado, a gente ganha velocidade no jogo. Quando joga o Paquetá, a gente joga mais com a bola no pé, sem tanta aceleração. Cada um tem uma característica diferente do outro, e cada jogo pede uma coisa.
Vocês estão querendo me complicar, hein (risos). Vou deixar para a imaginação de vocês (risos).”
Raphinha entrou para o grupo da seleção brasileira em outubro do ano passado. Na convocação seguinte, fez seu primeiro jogo como titular, contra o Uruguai, pelas Eliminatórias, e logo de cara marcou duas vezes na goleada por 4 a 1. No total, o atacante tem 11 partidas pela Seleção, sendo nove como titular.
— Primeiramente, me sinto muito privilegiado de estar aqui vivendo este momento na minha carreira. É uma Copa, momento especial para cada jogador. Sonhei muito com esse momento. Hoje posso dizer que estou aqui, trabalhando o máximo para poder ajudar a Seleção a conseguir o nosso objetivo — disse.
A seleção brasileira tem uma característica muito ofensiva, independentemente contra quem vai jogar. Ter muitos atacantes ajuda muito nossa maneira de jogo.”
Raphinha disputou 18 jogos pelo Barcelona na atual temporada, marcou dois gols e deu quatro assistências. Ele foi reserva em oito partidas, sendo quatro das últimas cinco. O atacante não considera que a saída do Leeds atrapalhou o seu rendimento.
– Eu acho que se isso me atrapalhasse de alguma maneira, não teria feito os jogos que fiz na última convocação. Todo jogador que muda de clube e liga tem um período de adaptação, mas isso é normal, vida de um jogador ou de uma pessoa qualquer que muda de ramo. Tem um período de adaptação, precisa saber se adaptar o mais rápido possível — afirmou.
A Seleção terá treino fechado para a imprensa nesta terça-feira, a partir das 11h (de Brasília). No dia seguinte, a atividade acontece às 12h, com acesso para os jornalistas. A entrevista coletiva está marcada para 9h30.
O Brasil estreia na Copa do Mundo 2022 na quinta-feira, contra a Sérvia no estádio Lusail, a partir das 16h (também de Brasília).