Relatório do Cenipa sobre acidente com voo 2283 sai em 30 dias
Relatório do Cenipa sobre acidente com voo 2283 sai em 30 dias
Fase inicial da investigação foi finalizada nesta segunda.
Publicado por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Brasília
O Centro de
Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) finalizou, na manhã
desta segunda-feira (12), a fase inicial da investigação do acidente com o voo
2283, da empresa aérea Voepass (antiga Passaredo).
Em nota, a
Força Aérea Brasileira (FAB) informou que os motores do turboélice ATR 72-500,
fabricado pela companhia franco-italiana Avions de Transport Régional (ATR),
bem como outras partes do avião que podem ser úteis à investigação
administrativa do acidente, já foram removidas e transportadas para a sede do
Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
(Seripa), em São Paulo (SP).
“A
investigação do acidente aeronáutico segue sendo realizada, com o levantamento
de outras informações necessárias, a fim de identificar os possíveis fatores
contribuintes”, explica a FAB, na nota. O Cenipa deve concluir um relatório
preliminar apontando as prováveis causas da queda da aeronave em até 30 dias.
Operado pela
Voepass, o avião, prefixo PS-VPB, decolou de Cascavel (PR) na manhã da última
sexta-feira (9), transportando 62 pessoas, sendo 58 passageiros e quatro
tripulantes. O destino final do voo era o Aeroporto Internacional de Guarulhos
(SP), mas o ATR 72-500 caiu subitamente, rodando em “parafuso”, quando
sobrevoava a cidade de Vinhedo, no interior paulista, a cerca de 110
quilômetros de Guarulhos. Não houve sobreviventes.
Além da
investigação administrativa a cargo do Cenipa, cujo objetivo é esclarecer as
causas de acidentes aéreos em geral e, assim, rever padrões de segurança de voo
e tentar impedir a ocorrência de eventos parecidos, a queda do avião é alvo de
dois inquéritos policiais, um instaurado pela Polícia Federal (PF) e outro pela
Polícia Civil de São Paulo.
No início da
tarde, a FAB também informou que disponibilizou uma aeronave cargueiro, modelo
KC-390, para transportar de São Paulo a Cascavel as urnas funerárias das
vítimas do acidente. Vinte e quatro das 62 vítimas do voo 2283 eram de
Cascavel. O avião militar já se encontra na Base Aérea de São Paulo,
“aguardando as liberações oficiais por parte dos demais órgãos envolvidos na
ocorrência”.
Edição:
Juliana Andrade