Seleção feminina se despede de 2022 com renovação e evolução na equipe; veja balanço do ano
Seleção feminina se despede de 2022 com renovação e evolução na equipe; veja balanço do ano
Time de Pia Sundhage tem amistoso nesta terça, contra o Canadá, na Neo Química Arena; 2023 é ano de Copa do Mundo, a ser disputada em Austrália e Nova Zelândia
Por Giovana Duarte e Henrique Toth — São Paulo 15/11/2022 07h00 Atualizado há 2 horas
A seleção brasileira feminina entra em campo nesta terça-feira, às 15h15 (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo, pela última vez em 2022. O segundo jogo amistoso contra o Canadá encerra o ano do Brasil, que tem em 2023 a Copa do Mundo pela frente.
Pia Sundhage, técnica do Brasil, fez um balanço do ano em entrevista coletiva na última segunda-feira. Para a treinadora, o passo a passo até a Copa ainda tem etapas importantes, chegando a citar um amistoso contra a Inglaterra no ano que vem como exemplo.
– Jornada é passo a passo. Não são só diferentes jogadoras, mas também diferentes estilos de jogos. O fato de jogarmos contra o Canadá duas vezes, um time muito forte, é importante. Mas é só um passo para a Copa. O que acontecer em fevereiro e abril, especialmente quando jogarmos contra a Inglaterra… Lá teremos bastante respostas se continuamos com o nosso estilo de jogo e as atletas.
Depois da eliminação nas quartas de final da Olimpíada de Tóquio, em 2021, Pia Sundhage promoveu uma renovação no seu time.
Na atual convocação, inclusive, isso fica evidente. Da equipe que esteve em Tóquio, sete jogadoras estão nos atuais amistosos: Tamires, Debinha, Bia Zaneratto, Ludmila, Duda, Leticia Izidioro e Geyse
Números do ano
Renovação que chegou acompanhada de resultados e evolução no desempenho. A seleção conseguiu conquistar a Copa América feminina este ano de maneira invicta, com seis vitórias em seis jogos, vinte gols feitos e nenhum sofrido.
Foram 18 jogos até aqui em 2022, com 11 vitórias, três empates e quatro derrotas. Foram 43 gols marcados e 13 sofridos, deixando a seleção com um saldo de 30.
As artilheiras da temporada são: Debinha (10 gols), Adriana (9), Bia Zaneratto (7), Geyse (3), Ary Borges, Marta, Gabi Nunes e Duda (2) e Tamires, Duda Santos, Duda Sampaio, Fê Palermo, Kathellen e Jaque Ribeiro (1).
Detalhe por torneio/amistosos:
Copa América Feminina: 6 jogos (6 vitórias) / 20 gols a favor e nenhum sofrido (saldo +20); • Artilheiras: Adriana e Debinha (5), Bia Zaneratto (3), Ary Borges (2), Duda, Duda Santos, Duda Sampaio, Geyse e Fê Palermo (1)
Torneio da França Feminino: 3 jogos (2 empates e 1 derrota); 2 gols a favor e 3 sofridos (saldo -1); Artilheiras: Marta (2)
Amistosos Femininos: 9 jogos (5 vitórias, 1 empate e 3 derrotas) / 21 gols a favor e 11 sofridos (saldo +11); Artilheiras: Debinha (5), Bia Zaneratto e Adriana (4), Gabi Nunes e Geyse (2), Tamires, Duda, Kathellen e Jaque Ribeiro (1)