Unifadra: Oficina “Surdos: Fatos e Fakes” promove diálogo sobre cultura e identidade da comunidade surda
Unifadra: Oficina “Surdos: Fatos e Fakes” promove diálogo sobre cultura e identidade da comunidade surda
O evento teve como objetivo principal incentivar o respeito à cultura e identidade dos surdos, além de desmistificar preconceitos.
Por Ass.Imp/Fundec
A Unifadra
Dracena, por meio do curso de Pedagogia, promoveu a oficina “Surdos: Fatos
e Fakes”, no dia 16 de outubro. Aberto ao público e gratuito, o evento
teve como objetivo principal incentivar o respeito à cultura e identidade dos
surdos, além de desmistificar preconceitos sobre a comunidade surda.
Ministrada
pela Profa. Adverilda Alexandre da Silva, a oficina contou com a participação
de representantes da Associação de Surdos de Presidente Prudente e proporcionou
a interação entre estudantes e surdos, através da Libras, considerando que a
língua é uma importante marca cultural, que molda comportamentos e identidades.
Com 25 anos
de experiência e atuação como professora de Educação Especial e de Libras na
Unifadra, Adverilda abordou temas como “As Sete Identidades Surdas”, baseados
nos estudos da Dra. Gladis Perlin, a primeira surda brasileira a obter
doutorado e pós-doutorado em Educação (UFRGS). A professora ainda ressaltou que
“a participação dos surdos contribuiu para que algumas informações distorcidas
ou inadequadas sobre esta comunidade e suas diferentes identidades fossem
esclarecidas”.
Segundo a
coordenadora do curso de Pedagogia da Unifadra, Profa. Dra. Lívia Bardy,
“o evento foi um movimento intercultural em que a Libras quebrou as
barreiras linguísticas, ampliou conhecimentos e promoveu amizade e respeito
entre as singularidades de surdos e ouvintes”.
O diretor acadêmico da Unifadra Enio Garbelini ressaltou a importância de esclarecer informações distorcidas sobre a surdez, promovendo uma compreensão mais profunda das singularidades da comunidade surda. “Levar informação à comunidade em geral é uma forma de promover uma melhor integração entre todos. E promover essas discussões, em especial com nossos estudantes de Pedagogia, fornece ferramentas para que eles se tornem profissionais melhores”.