Unifadra: Oficina “Surdos: Fatos e Fakes” promove diálogo sobre cultura e identidade da comunidade surda

Unifadra: Oficina “Surdos: Fatos e Fakes” promove diálogo sobre cultura e identidade da comunidade surda

O evento teve como objetivo principal incentivar o respeito à cultura e identidade dos surdos, além de desmistificar preconceitos.


Por Ass.Imp/Fundec

A Unifadra Dracena, por meio do curso de Pedagogia, promoveu a oficina “Surdos: Fatos e Fakes”, no dia 16 de outubro. Aberto ao público e gratuito, o evento teve como objetivo principal incentivar o respeito à cultura e identidade dos surdos, além de desmistificar preconceitos sobre a comunidade surda.

Ministrada pela Profa. Adverilda Alexandre da Silva, a oficina contou com a participação de representantes da Associação de Surdos de Presidente Prudente e proporcionou a interação entre estudantes e surdos, através da Libras, considerando que a língua é uma importante marca cultural, que molda comportamentos e identidades.

Com 25 anos de experiência e atuação como professora de Educação Especial e de Libras na Unifadra, Adverilda abordou temas como “As Sete Identidades Surdas”, baseados nos estudos da Dra. Gladis Perlin, a primeira surda brasileira a obter doutorado e pós-doutorado em Educação (UFRGS). A professora ainda ressaltou que “a participação dos surdos contribuiu para que algumas informações distorcidas ou inadequadas sobre esta comunidade e suas diferentes identidades fossem esclarecidas”.

Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia da Unifadra, Profa. Dra. Lívia Bardy, “o evento foi um movimento intercultural em que a Libras quebrou as barreiras linguísticas, ampliou conhecimentos e promoveu amizade e respeito entre as singularidades de surdos e ouvintes”.

O diretor acadêmico da Unifadra Enio Garbelini ressaltou a importância de esclarecer informações distorcidas sobre a surdez, promovendo uma compreensão mais profunda das singularidades da comunidade surda. “Levar informação à comunidade em geral é uma forma de promover uma melhor integração entre todos. E promover essas discussões, em especial com nossos estudantes de Pedagogia, fornece ferramentas para que eles se tornem profissionais melhores”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *