Dia Mundial da Água: Passeata de conscientização dos alunos da rede municipal de Dracena marcam a data

Dia Mundial da Água: Passeata de conscientização dos alunos da rede municipal de Dracena marcam a data

Com cartazes e faixas sobre o uso consciente do recurso natural, as crianças saíram da Praça dos Estudantes e percorreram até a Praça Arthur Pagnozzi, Centro, pela Avenida Presidente Vargas.




Por Carlos Volpi

Com cartazes e faixas, além da batucada com cantos sobre o uso consciente da água, as crianças matriculadas na rede municipal de ensino de Dracena-SP, saíram da Praça dos Estudantes e percorreram até a Praça Arthur Pagnozzi, Centro, pela Avenida Presidente Vargas.

A passeata teve a finalidade de chamar a atenção das pessoas sobre como a água é utilizada no dia a dia e as formas de evitar os desperdícios.

A Polícia Militar acompanhou a passeata que reuniu centenas de pessoas, entre alunos, professores e diretores de escola.

O Dia Mundial da Água é comemorado nesta quarta-feira, (22). A data foi comemorada pela primeira vez em 1993. Ela foi instituída em 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro; por esse motivo, o evento ficou conhecido como Rio-92.   

Passeata percorreu uma das principais avenidas da cidade - Foto - Carlos Volpi

Abastecimento de água em Dracena

Em entrevista para o Portal Alta Paulista Já, o presidente da Empresa Desenvolvimento de Água, Esgoto e Pavimentação (Emdaep), Guido Francisco Baggio, falou sobre como é a produção e abastecimento do recurso hídrico, investimentos, sistema de monitoramento dos níveis de água dos poços artesianos e orientações do consumo consciente.

“Nós temos 100% de água dos lençóis freáticos que capitamos dos poços artesianos, contabilizando 22 na cidade. Nós tratamos com a fluoração e clorificação a água.”, disse Guido.

Ainda conforme ele, toda a cidade é abastecida até mesmo nos novos loteamentos que surgiram no decorrer dos últimos anos e recentemente.

“Nós conseguimos através do DEAE, a perfuração de um poço artesiano no ano passado. Já está completo e só falta a empresa que perfurou a fazer a interligação. Foi o maior investimento nos últimos tempos, o poço artesiano no bairro São Francisco”, disse o presidente da Emdaep, sobre os investimentos no abastecimento de água realizado na cidade.

Guido disse ainda que a Emdaep implantou um sistema de monitoramento dos poços artesianos instalados na cidade para verificar os níveis de água através da tecnologia de telemetria. “Os níveis são atualizados a cada 5 minutos e temos o controle principalmente, quando há problemas no funcionamento das bombas dos poços”.

Em Dracena, segundo o presidente da Emdaep, aproximadamente 9,5 milhões de litros de água por metros cúbicos são produzidos pelos 22 poços artesianos.

Na cidade são 23 mil ligações de água instaladas em residências, comércios e indústrias.

No Dia Mundial da Água, Guido ressaltou a importância do uso consciente da água. “fechar a torneira pra escovar os dentes, desligar o chuveiro ao ensaboar, usar a vassoura ao invés de limpar o quintal com água”. 

O presidente da Emdaep Guido Francisco Baggio concedeu entrevista ao Portal Alta Paulista Já - Foto - Cláudio José Pasqualeto - Ass.Imp/Emdaep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *