Acadêmicos de Psicologia da Unifadra desenvolvem atividade voltada para educadores
Acadêmicos de Psicologia da Unifadra desenvolvem atividade voltada para educadores
O projeto oportunizou aos acadêmicos um campo para orientação de educadores, visando a um melhor aproveitamento e desenvolvimento do potencial humano fundamentado no conhecimento psicológico.
Por Ass.Imp/Fundec
Durante o 1º
semestre deste ano, o 1º termo do curso de Psicologia da Unifadra Dracena
realizou um projeto de extensão curricular sobre o desenvolvimento cognitivo
segundo a teoria de Jean Piaget, que foi orientado para educadores.
A atividade
compôs parte da carga horária das disciplinas “Psicologia do Desenvolvimento:
criança e adolescente” e “Psicologia, Ciência e Profissão” sob a orientação do
Prof. Esp. Eduardo Antoniassi Oliveira e da Profa. Ma. Paloma E. Fava Felix.
O projeto
oportunizou aos acadêmicos um campo para orientação de educadores, visando a um
melhor aproveitamento e desenvolvimento do potencial humano fundamentado no
conhecimento psicológico. A atividade foi presencial e os estudantes também
elaboraram um vídeo de apoio com as diferentes fases do desenvolvimento
propostas pelo autor estudado.
O material
foi direcionado para os educadores das escolas do ensino fundamental e médio
com intuito de contribuir como parte das atividades de planejamento e de
elaboração pedagógica, mas também poder ser útil como fonte de informação para
as famílias, e está disponível no canal oficial da Fundec, mantenedora da
Unifadra, em: https://youtu.be/sbMlWX3ggPE .
Segundo os
docentes orientadores, a atividade promoveu a articulação teórico-prática para
os ingressantes no curso de Psicologia e seus resultados qualitativos
colaboraram com a construção de conhecimentos de Psicologia úteis na consecução
crítica e reflexiva para a atuação dos educadores.
A coordenadora do curso, Profa. Ma. Andréa Frizo, parabeniza os professores e os estudantes pela realização do projeto e afirma que a curricularização da extensão desde o início do curso favorece o desenvolvimento de práticas que fortalecem a formação do acadêmico, assim como o retorno dos conhecimentos produzidos no ensino superior para a comunidade.