Defensoria Pública de Minas Gerais entra com ação contra 123Milhas
Defensoria Pública de Minas Gerais entra com ação contra 123Milhas
DPMG pede indenização ou execução dos serviços contratados.
Publicado em 23/08/2023 - 11:51 Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil - Brasília
A Defensoria
Pública de Minas Gerais (DPMG) entrou com uma ação civil pública contra a
123Milhas Viagens e Turismo e sua sócia Novum Investimentos Participações. Nela
é pedido à empresa que faça a emissão das passagens aéreas contratadas ou que
indenize os consumidores lesados pela suspensão de serviços.
A ação foi
protocolada nesta quarta-feira (23) na 15ª Vara Cível da Comarca de Belo
Horizonte, “determinando que os consumidores lesados pelo cancelamento abrupto
de pacotes de viagens e passagens aéreas, da linha Promo, vendidos pela
operadora, sejam indenizados por danos morais coletivos ou que a empresa
restabeleça o devido fornecimento dos serviços conforme foram comercializados”,
informou a DPMG.
Segundo a
Defensoria, a ação tem por base o Código de Defesa do Consumidor, que pune
casos de publicidade enganosa. Nela, os defensores pedem, além de indenização
por danos morais coletivos “em razão da publicidade abusiva e danos ao mercado
de consumo”, que sejam executados os serviços contratados, como emissão das
passagens aéreas e reserva das hospedagens “conforme datas e destinos
escolhidos pelos consumidores em contrato”.
Pede também
ressarcimento do valor integral “em dinheiro e com atualização monetária”, em
caso de inexecução do serviço, bem como indenização por danos morais e
materiais aos consumidores prejudicados; e que a Justiça desconsidere a
personalidade jurídica da empresa responsável, para possibilitar que se atinja
o patrimônio dos sócios, assegurando a reparação integral dos danos.
Na
sexta-feira (18), a empresa divulgou um comunicado informando que suspendeu a
emissão de passagens para embarque previsto entre setembro e dezembro deste
ano. Na sequência, a empresa disse que os valores já pagos pelos clientes serão
devolvidos em vouchers para compra na plataforma da própria 123Milhas.
Os
cancelamentos, segundo a agência de turismo, teriam ocorrido por “motivos
alheios a sua vontade”.
https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-08/senacon-cobra-explicacoes-da-123milhas-sobre-viagens-canceladas
Na
segunda-feira (21), a agência 123 Milhas teve o cadastro no sistema de pessoas
físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo (Cadastur) suspenso pelo
governo federal.
Com isso a
empresa fica impedida, por exemplo, de tomar empréstimos, de ser beneficiada de
programas federais, além de perder acesso à medida fiscal do Pedido de Revisão
de Ordem de Emissão de Incentivos Fiscais (Perc).
Paraíba
A Defensoria
Pública da Paraíba também ingressou com uma ação similar contra a empresa, na
segunda-feira, pelo mesmo motivo: a suspensão de pacotes de viagens da linha
Promo. A ação pede o cumprimento dos contratos ou o ressarcimento dos valores
pagos.
A Agência
Brasil entrou em contato com a 123Milhas para se posicionar sobre a ação da
DPMG, mas não obteve retorno até a publicação do texto
Edição:
Denise Griesinger