Atividades de extensão: alunos de Psicologia da Unifadra desenvolvem trabalho com 3º ano do ensino médio da E.E. 9 de Julho em Dracena
Atividades de extensão: alunos de Psicologia da Unifadra desenvolvem trabalho com 3º ano do ensino médio da E.E. 9 de Julho em Dracena
Dentre as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos estão as técnicas de curtograma, identificação de interesses, tempestade de profissão e avaliação das escolhas profissionais.
Por Ass.Imp/Fundec
Estudantes
do primeiro ano de Psicologia da Unifadra Dracena, sob orientação e supervisão
das professoras Ma. Paloma E. Fava Felix e Ma. Fátima Simone, realizaram na
Escola Estadual 9 de Julho, em Dracena, atividades de extensão que fazem parte
dos conteúdos trabalhados nas disciplinas Psicologia do Desenvolvimento:
Infância e Adolescência e Psicologia, Ciência e Profissão.
O trabalho
dos acadêmicos consistiu em um diálogo com alunos do 3º ano do ensino médio e
apresentação de técnicas reflexivas com o intuito de promover troca de
experiências, vivências prazerosas e crescimento pessoal. Dentre as atividades
desenvolvidas pelos acadêmicos estão as técnicas de curtograma, identificação
de interesses, tempestade de profissão e avaliação das escolhas profissionais.
A atividade
possibilitou intervenções com o objetivo de abrir espaço para diálogos e
reflexões sobre as vivências e experiências dos estudantes do 3º ano do ensino
médio nesta etapa da vida, com o intuito de proporcionar autoconhecimento,
autoestima e autonomia. Segundo relataram alguns estudantes participantes da
atividade, o momento em que se encontram traz incertezas, inseguranças, medos e
angústias relacionados aos estudos ou à futura profissão.
De acordo
com a Profa. Ma. Fátima Simone, os participantes verbalizaram a importância do
espaço para discutir dúvidas e inseguranças. “Fica cada dia mais evidente a
necessidade de projetos que atendam com qualidade às necessidades da população
a que nos referimos neste trabalho”, reforçou a professora.
Após a
finalização das atividades na escola, os acadêmicos de Psicologia
compartilharam suas experiências com os colegas de classe, momento de troca de
conhecimentos que favorece o crescimento e contribui para a postura ética dos
futuros profissionais.
“O trabalho desenvolvido traz para a
comunidade contribuições para a qualidade de vida e, para os acadêmicos, a
construção de novos conhecimentos no contato direto com a realidade, fazendo
com que eles articulem os conhecimentos teórico-metodológicos com a prática”,
concorda a coordenadora do curso de Psicologia, Profa. Ma. Laizi dos Santos.